Barão de Mauá foi um grande empresário brasileiro no século XIX. Num pais te agrário, Irineu Evangelista de Souza criou diversas empresas, atuando em vários ramos como comerciante, armador, industrial e banqueiro. Em grupo, pesquisa sobre os empreendimentos do Barão de Mauá, sobretudo nos seguintes segmentos:
1) Ferrovia
2) Telégrafos
3) Bancos
Soluções para a tarefa
Resposta:
Transporte: Barão de Mauá foi ainda um dos grandes incentivadores da implantação de ferrovias no Brasil, com o objetivo de transportar a produção agrícola do país com maior velocidade. A primeira delas foi a ferrovia Mauá, que ligava o Rio de Janeiro ao Vale do Paraíba fluminense, cuja licença para sua construção foi concedida em 1852.
Comunicações: Em conjunto com o governo imperial de Dom Pedro II, construiu ainda uma rede de telégrafos submarinos ligando o Brasil à Europa, investiu na Companhia de Gás do Rio de Janeiro, destinada à iluminação pública da cidade, e também na criação de bancos, como o Mauá, MacGregor & Cia e a Casa Mauá & Cia, com atuação significativa no Brasil, Inglaterra, Estados Unidos e países platinos
Finanças: Seus projetos de industrialização contrastavam com a base da economia brasileira à época, cuja mão de obra escrava não possibilitava um desenvolvimento industrial. Suas propostas contrárias à escravidão não eram bem vistas pelos latifundiários brasileiros, o que resultou em sabotagens e atentados. Outro fator que contribuiu para a falência do Barão de Mauá foi a diminuição da taxa de importação com a Tarifa Silva Ferraz, o que desestimulou o investimento no Brasil, e colocando as empresas aqui instaladas em concorrência com as empresas estrangeiras.
Explicação:
espero ter ajudado
O Barão de Mauá foi um dos maiores investidores em ferrovias no Brasil, pois era seu desejo transportar a produção agrícola com maior velocidade.
Já no setor dos telégrafos, ele foi responsável por construir telégrafos submarinos conectando o Brasil à Europa, em conjunto com o governo de D. Pedro II, e também investiu na iluminação pública do Rio de Janeiro.
Ele tinha grandes projetos de industrialização, porém esbarrava no problema da mão de obra escrava, que impossibilitava seu desenvolvimento.
Leia mais sobre em:
https://brainly.com.br/tarefa/12178648