Ed. Física, perguntado por vinicius221161, 11 meses atrás

balístico é feito quando os músculos são esticados e você permanece na posição estática?() Verdadeiro ( ) Falso

Soluções para a tarefa

Respondido por GABRIELXPLAY4114
4

Resposta:

O alongamento é definido como uma atividade física que tem como objetivo melhorar a flexibilidade. Os exercícios devem levar ao estiramento de fibras musculares e aumentar seu comprimento. Seu principal resultado é aumentar .

O que é alongamento?

Primeiro é necessário entender cada conceito. Alongamento pode ser definido como:

Técnica que serve para melhorar a extensibilidade musculotendínea e do tecido conjuntivo perarticular. Isso contribui para uma maior amplitude de movimento, flexibilidade e mobilidade das articulações.

Se utilizarmos o aquecimento antes do exercício ele adquire o objetivo de tirar o corpo de repouso e aquecê-lo.

Alongamento estático

O alongamento estático é um exercício que coloca os músculos no maior comprimento possível. A posição é mantida por um certo tempo que varia inicialmente entre 15 segundos e 60 segundos.

Alongamento dinâmico

Já o alongamento dinâmico realizar um movimento onde o membro vai da posição neutra até o alcance final, para depois voltar à posição neutra. A ação dinâmica do exercício é feita de maneira suave e controlada, sendo repetida por certo tempo.

Alongamento balístico

O alongamento balístico pode ser feito de duas maneiras:

O músculo é levado a estiramento na sua amplitude final de movimento através de uma força externa.

O músculo é estirado na sua amplitude final de movimento por uma musculatura antagonista ao movimento.

Depois de chegar à máxima amplitude, contrações musculares insistidas e vigorosas, como “sacudidas”, buscam maior alcance de movimento.

Pesquisas sobre alongamento e a má informação

Os alongamentos foram utilizados antes e depois de todas as atividades físicas para melhorar a flexibilidade e mobilidade e prevenir lesões por muito tempo.

As pesquisas começaram a surgir principalmente devido às necessidades do esporte de alto rendimento.

Nesse tipo de esporte qualquer pequeno detalhe pode ser a diferença entre uma medalha e um fracasso. Por isso começaram a ser feitas séries pesquisas com o intuito de responder se existe ou não um benefício. E, se existe, qual seria o grau alcançado com os alongamentos.

Inicialmente as pesquisas só utilizavam posições estáticas para alongar antes e depois do treinamento. Eventualmente as outras modalidades e formas de alongamentos também foram estudas e comparadas entre si.

Na década de 80 as pesquisas começaram a analisar os benefícios do alongamento estático em esportes que precisam de sprints de largada, saltos ou força. Esses esportes já começavam com explosão e alta exigência física para tirar o corpo da inércia.

Os estudos mostraram que o alongamento estático não só não tinha benefícios, como também poderia diminuir a potência e força do atleta. Também não ficou comprovado que a prática prevenia lesões.

Porém é preciso ver que as análises mediam somente um resultado: melhora ou não no resultado da prova analisada. Outros possíveis benefícios não eram considerados nos estudos.

É comum que os resultados cheguem incompletos ou superestimados ao público e nesse caso não foi diferente. Ao ficar sabendo dessas pesquisas, muitos profissionais e praticantes de atividades físicas deixaram de realizar alongamentos.

Realmente, o alongamento estático é uma maneira pouco eficiente de aquecer e preparar o corpo para o movimento subsequente. O que não quer dizer que ele deveria ficar ausente da prática de atividades físicas.

Devemos rever o uso indiscriminado desse tipo de alongamento e também o seu não uso e entender qual é a hora ideal de utiliza-lo.

Onde usar o alongamento estático?

Algo que os profissionais da saúde sabem? A falta de flexibilidade e mobilidade lenta e gradativa em alguns atletas e adultos pode levar a lesões a médio ou longo prazo.

Nesses casos a falta de mobilidade e lesões podem estar relacionadas com alterações teciduais de longo prazo. Devido a essas alterações, tais casos talvez não respondam bem aos alongamentos dinâmicos.

Esse seria um exemplo perfeito da boa aplicação do alongamento estático. Mas é necessária muita atenção com alguns cuidados e orientações que precisam ser melhor observados.

Explicação:

espero que tenho ajudado

verdadeiro

Perguntas interessantes