Baleia-azul
A baleia-azul pode ser encontrada em todos os oceanos do planeta, embora fuja das aguas mais quentes, ja que a sua preferencia e pelas aguas mais frias, ricas em alimento.
A base da alimentação da baleia-azul e o krill, pequeno crustaceo parecido com o camarão, com poucos centimetros de comprimento. Uma baleia adulta desta especie pode comer mais de 3 toneladas deste alimento por dia.
Em perigo! Estima-se que possa haver no maximo 6000 destes mamiferos no planeta. A causa destes numeros tão baixos foi a caça desses animais a partir da segunda metade do seculo XIX e ate os anos 60 do seculo XX. Durante este periodo, podem ter sido caçadas 350000 baleias-azuis.
Neste momento, a especie e protegida e proibida a sua caça por quase todos os paises do mundo.
1 – Note que a notícia acima foi transcrita sem a adequada acentuação das palavras. Reescreva-a, fazendo as alterações necessárias:
2 – Classificar as palavras que você acentuou quanto a sílaba tônica (apenas as oxítonas, paroxítonas e proparoxítonas) .
Soluções para a tarefa
Resposta:
1- A baleia-azul pode ser encontrada em todos os oceanos do planeta, embora fuja das águas mais quentes, já que a sua preferência e pelas águas mais frias, ricas em alimento.
A base da alimentação da baleia-azul é o krill, pequeno crustáceo parecido com o camarão, com poucos centímetros de comprimento. Uma baleia adulta desta espécie pode comer mais de 3 toneladas deste alimento por dia.
Em perigo! Estima-se que possa haver no máximo 6000 destes mamíferos no planeta. A causa destes números tão baixos foi a caça desses animais a partir da segunda metade do século XIX e até os anos 60 do século XX. Durante este período, podem ter sido caçadas 350000 baleias-azuis.
Neste momento, a espécie é protegida e proibida a sua caça por quase todos os países do mundo.
2- águas - paroxítona
já - oxítona
preferência - paroxítona
crustáceo - paroxítona
centímetros - proparoxítona
espécie - paroxítona
máximo - proparoxítona
mamíferos - proparoxítona
século - proparoxítona
até - oxítona
período - proparoxítona
países - paroxítona
Espero ter ajudado!