Balancear as seguintes equações químicas:
a) CaCO3 >> CaO+CO2
b) C2H6O+O2 >> CO2+H2O
Soluções para a tarefa
a) CaCO3 ---> CaO+CO2
Esta já está balanceada, como nos Reagentes, 1 átomo de cálcio e nos produtos 1 átomo de cálcio, nos Reagentes temos 1 átomo de Carbono (C) e nos produtos também 1 átomo de Carbono (C). Temos átomos de Oxigénio nos Reagentes e 3 nos produtos.
b) 2C2H6O + 6O2 -----> 4CO2 + 6H2O
O balanceamento das equações químicas é:
a) CaCO₃ → CaO + CO₂
b) C₂H₆O + 3 O₂ → 2 CO₂ + 3 H₂O
Balanceamento de equações químicas
Conforme a Lei de Lavoisiser: "na natureza nada se cria, nada se perde, tudo se transforma". As substâncias químicas quando reagem são transformadas em produtos. A soma das massas dos reagentes, quando estes reagem completamente num sistema fechado, deve ser igual a soma da massa dos produtos, fenômeno que foi descoberto por Lavoisier e ficou conhecido como Lei de Conservação das Massas.
Diante deste fato, no balanceamento de uma equação química, o número de mol de cada elemento nos reagentes deve ser igual o número de mol de cada elemento nos produtos. Por isso, os coeficientes estequiométricos são inseridos em cada substância com objetivo de balancear essas equações químicas, quando necessário.
Balanceando as equações químicas
a) O número de mol de cada átomo nas substâncias químicas nos reagentes e nos produtos são iguais, logo, a equação química já está balanceada.
CaCO₃ → CaO + CO₂
b) Nesta equação química, o número de mol de carbono nos reagentes diverge do número de mol de carbono nos produtos. No reagente há 2 carbonos, enquanto no produto só há 1 mol. Será inserido o coeficiente estequiométrico "2" no CO₂.
O segundo passo é balancear os hidrogênios, como há 6 nos reagentes, será inerido o coeficiente "3" na substância H₂O. Por último, será inserido o coeficiente "3" no O₂.
C₂H₆O + 3 O₂ → 2 CO₂ + 3 H₂O
Entenda mais sobre balanceamento de equações químicas em: https://brainly.com.br/tarefa/3404708
#SPJ2