Português, perguntado por neidemsbatista, 3 meses atrás

Bakthin concebe a língua como um produto sócio-histórico, como forma de interação social realizada por meio de enunciações (acontecimentos situados). A esse respeito, é correto afirmar.

I - A linguagem é ação e não um mero instrumento de comunicação. Bakhtin traz para os estudos da linguagem a reflexão sobre a noção do sujeito.

II - A linguagem passa é vista como um lugar privilegiado de manifestações enunciativas.

III - Bakthin afirma que nem toda enunciação é resposta a algo, pois às vezes não tem o propósito de ser compreendida.

IV - Para Bakthin, o dizer ou a palavra são produtos de interação do locutor e do interlocutor.

V - Somente a situação social imediata e o meio social restrito determinam a estrutura da enunciação.

É correto o que se afirma em



I, II e V.


I, II e IV.


II, III e V.


III, IV e V.


III e V.


neidemsbatista: Resposta:
I, II e IV.

Soluções para a tarefa

Respondido por AC1969
0

Alternativa 2 (I, II e IV verdadeiras). Bakhtin considera a linguagem sempre como uma manifestação dialógica, o que a torna uma construção social. O caráter dialógico prevalece mesmo nas situações em que o receptor do enunciado esteja apenas pressuposto.

 

A teoria social linguística de Bakhtin

O russo Mikhail Bakhtin (1895-1975) desenvolveu uma teoria linguística influenciada pelo humanismo, na qual o caráter dialógico era considerado preponderante na constituição da língua e do discurso.

  • Para Bakhtin, a enunciação é sempre um diálogo, mesmo que o texto não seja lido.
  • Portanto, há sempre uma dimensão social.

 

As afirmativas dadas no exercício oferecem interpretações para a linguística bakhtiniana:

  • I. Verdadeira. Bakhtin rejeita a visão de uma linguística que não seja resultado de uma interação social, mesmo que pressuposta.
     
  • II. Verdadeira. O enunciado é uma das bases da linguística de Bakhtin, porque constitui, justamente, a ação social da língua.
     
  • III. Falsa. Para Bakhtin a língua é resultado de uma estrutura social e todo enunciado é uma posição em relação a este contexto sociocultural.
     
  • IV. Verdadeira. Toda enunciação, para o autor russo, provém de uma interação dialógica. Esse caráter existe mesmo na ausência de um destinatário efetivo para o enunciado.
     
  • V. Falsa. Um pressuposto do pensamento bakhtiniano é que não há limitadores para a dimensão social do enunciado. Ele sempre será resultado de uma estrutura ampla.

     

Continue aprendendo sobre Bakhtin aqui:

https://brainly.com.br/tarefa/48120002

 

#SPJ1

Perguntas interessantes