Bacteriófagos, assim como os outros vírus, devem infectar uma célula hospedeira para se reproduzir. Alguns fagos podem apenas se reproduzir pelo ciclo de vida lítico, no qual eles explodem e matam as células hospedeiras. Outros fagos podem alternar entre o ciclo de vida lítico e o lisogênico, no qual eles não matam a célula hospedeira. Considerando as características dos bacteriófagos e sua importância, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I- Os bacteriófagos são vírus complexos que podem ser utilizados para tratamento de infecções bacterianas. PORQUE II- Os bacteriófagos são capazes de infectar células procariontes e eucariontes por possuírem uma variedade de proteínas em sua superfície. Assinale a alternativa CORRETA:
A
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
B
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
C
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
D
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
Soluções para a tarefa
De acordo com a explicação abaixo, conclui-se que a resposta correta é a opção B.
Os Vírus são uma classe de seres que ainda hoje dividem a comunidade científica sobre a sua classificação enquanto seres vivos ou seres não vivos.
Apesar disto, a sua existência é um facto e, sendo seres vivos ou não, a Ciência tem agrupado os vírus em vários grupos, de acordo com as suas características.
Um destes grupos destina-se aos Bacteriófagos — Vírus que infetam Bactérias de forma a multiplicarem-se, utilizando a "maquinaria celular" da própria bactéria.
De facto, existem dois ciclos possíveis que os Bacteriófagos podem seguir:
- Ciclo Lítico — o Vírus infeta a Bactéria e passa a controlá-la de forma a produzir imensas cópias de si mesmo, acabando por lisar a Bactéria por explosão
- Ciclo Lisogénico — o Vírus infeta a Bactéria, injetando nela o seu material genético, de forma a que este seja copiado e transmitido pela Bactéria, sem destruição direta da mesma
A importância destes Vírus para as Ciências Farmacêuticas têm vindo a crescer ao longo dos últimos anos, uma vez que já é possível, recorrendo à Engenharia Genética, modificar Bactérias recorrendo ao uso de Bacteriófagos para as infetar e introduzir nelas material genético à nossa escolha, com enorme seletividade.
Por exemplo, o Fago Enterobacteria λ (conhecido como Bacteriófago λ) é um Vírus capaz de infetar a espécie Escherichia coli. e, se assim quisermos, podemos introduzir material genético que codifique para uma proteína que promova a lise celular que, pela via Lisogénica, será incluído no material genético da Bactéria, levando à sua morte.
Com isto em mente, vamos analisar as afirmações do enunciado.
"I- Os bacteriófagos são vírus complexos que podem ser utilizados para tratamento de infecções bacterianas." ✔
Explicação:
Uma vez que podemos usar estes Vírus para promover a eliminação de bactérias, é correto afirmar que estes podem ser usados no tratamento de infeções bacterianas.
"II- Os bacteriófagos são capazes de infectar células procariontes e eucariontes por possuírem uma variedade de proteínas em sua superfície." ✖
Explicação:
Os Bacteriófagos só conseguem infetar Bactérias, que são obrigatoriamente células procariontes, pelo que esta afirmação está incorreta.
Podes ver mais exercícios sobre Bacteriófagos em:
- https://brainly.com.br/tarefa/24965523
- https://brainly.com.br/tarefa/23292187
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.