Bacia de São Francisco explicar
Soluções para a tarefa
Resposta:
O rio São Francisco, popularmente conhecido por Velho Chico, é um dos mais importantes cursos d'água do Brasil e da América do Sul. Wikipédia
Área da bacia: 641.000 km²
Comprimento: 2.830 km
Fluxo: 2.943 m³/s
Nascente: Serra da Canastra
Foz: Oceano Atlântico
Cidades: Petrolina, Juazeiro, Paulo Afonso, Pirapora, Januária
Pontes: Ponte Presidente Dutra, Ponte Sobre O Rio São Francisco
Explicação:
A Bacia do rio São Francisco é uma bacia hidrográfica inteiramente do Brasil que abrange 639.219 km2 de área de drenagem (7,5% do país). O principal rio é o São Francisco, que nasce na Serra da Canastra em Minas Gerais, percorre 2.700 km e chega ao Oceano Atlântico através da divisa entre Alagoas e Sergipe.
A Bacia possui sete unidades da federação – Bahia (48,2%), Minas Gerais (36,8%), Pernambuco (10,9%), Alagoas (2,2%), Sergipe (1,2%), Goiás (0,5%), e Distrito Federal (0,2%) – e 507 municípios (cerca de 9% do total de municípios do país). [1]
Mapa da extensão total do rio São Francisco. Em seus 2.830 km o rio passa por cinco estados brasileiros. A área de sua bacia mede 641 000 km², o que corresponde a 7,5% da área total do Brasil.
Delta do São Francisco em Piaçabuçu-AL. O Delta do Rio São Francisco, é formado por extensas faixas de areias finas que formam inúmeras dunas móveis.
O Rio São Francisco tem sua nascente geográfica no município de Medeiros e sua nascente histórica na serra da Canastra, no município de São Roque de Minas, centro-oeste de Minas Gerais.[2] O rio também atravessa o estado da Bahia, fazendo sua divisa ao norte com Pernambuco, bem como constituindo a divisa natural dos estados de Sergipe e Alagoas, e deságua no Oceano Atlântico, drenando uma área de aproximadamente 641 000 km², que são 7,5% do território brasileiro, e atingindo 2 830 km de extensão.