Geografia, perguntado por JoãoPedroCampos12, 11 meses atrás

Bacia Amazônica
-principais usos do solo (atividades econômicas)
-principais cidades localizadas na área da bacia
-vegetação
-como suas aguas são aproveitadas
-qualidades de suas águas

Soluções para a tarefa

Respondido por davidlcmedeiros
5

Resposta:

Bacia hidrográfica ou fluvial é uma parte do espaço terrestre cortada por um rio principal e seus respectivos afluentes. O relevo mais elevado que circunda uma bacia é chamado de divisor de águas.

  • A viabilidade para o transporte fluvial, tendo em vista que a topografia é plana e a maioria dos rios são caudalosos, sendo o principal meio de deslocamento e de comunicação da região Norte. O rio Amazonas e grande parte de seus afluentes são navegáveis.
  • Um enorme potencial para geração de energia elétrica, uma vez que muitos afluentes do rio Amazonas possuem características que se adéquam às condições básicas para a construção de usinas hidrelétricas.
  • A bacia mencionada exerce uma grande importância para o sustento de muitas famílias ribeirinhas que vivem da pesca nos diversos rios contidos nela.

davidlcmedeiros: Aceito a melhor resposta, se não for pedir muito?
JoãoPedroCampos12: Pronto hehe, muito obrigado
Respondido por Cake2712
1

Resposta:A presente pesquisa foi desenvolvida em uma pequena bacia hidrográfica da Amazônia, a bacia do igarapé da Prata (BHP) localizada no município de Capitão Poço – PA, e objetivou mapear e avaliar os diferentes usos e ocupações do solo na BHP, contribuindo para o planejamento ambiental e gestão dos recursos hídricos, subsidiando informações para futuros trabalhos realizados nesta área. As bases cartográficas utilizadas foram do projeto TerraClass desenvolvido pelo INPE em parceria com a EMBRAPA. Para a área da BHP foi utilizada a órbita-ponto 222/61. Assim, com o auxílio do software ArcGIS, foi elaborado o mapa de uso e ocupação do solo da bacia, utilizando dados do mapeamento do TerraClass referentes aos anos de 2008, 2010 e 2012. A BHP ao longo dos anos teve a sua vegetação natural bastante modificada o que a caracteriza como uma área consideravelmente antropizada, apresentando um intenso uso do solo pelas práticas agropecuárias. Conforme os dados de uso e ocupação do solo, constatou-se que as classes de pastagens e vegetação secundária são predominantes durante todo o período analisado na BHP, em função da bacia ainda conservar características tipicamente rurais, apesar de começar a apresentar um pequeno contexto urbano a partir de 2012

Explicação:

Perguntas interessantes