B. Sobre a Revolução Russa, responda:
1. Resuma, em um parágrafo, o que foi a Revolução Russa:
2. Como a Rússia passou a se chamar após a Revolução?
3. O que era a UTOPIA comunista?
4. Quem governava a Rússia antes da Revolução?
5. Como era o regime de trabalho na Rússia antes da revolução?
6. Onde a maioria das pessoas trabalhava?
7. Qual partido político que se destaca contra o CZARISMO?
8. Como se divide este partido?
9. O que aconteceu em 1905?
10. O que foi a DUMMA?
11. O que eram os SOVIETES?
12. Como São Petesburgo passou a se chamar em 1914, e por quê?
13. Como era o nome da família ( dinastia ) que governava a Rússia?
14. Explique, com suas palavras, as consequências de tudo o que ocorreu na
Rússia após o Governo Provisório assumir o poder.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. Resuma, em um parágrafo, o que foi a Revolução Russa: A Revolução Russa de 1917 foram dois levantes populares: o primeiro ocorrido em fevereiro, contra o governo do czar Nicolau II, e o segundo, em outubro. Na Revolução de Fevereiro, os revolucionários aboliram a monarquia e, na Revolução de Outubro, começaram a implantar um regime de governo baseado em ideias socialistas.
2. Como a Rússia passou a se chamar após a Revolução? - Após a revolução, a Rússia passou a ser chamada de União Soviética (U.R.S.S).
3. O que era a UTOPIA comunista? - Utopia, do grego "οὐ", "não" ou prefixo de negação e "topos", "lugar", tem, como significado um lugar ideal que não é no agora, mas que pode ser construído no futuro. A palavra é atribuída a tentativas de construir modelos socioeconômicos melhores que os atuais e que, não existindo no presente, podem acontecer no futuro. É uma palavra usada frequentemente para descrever realidades perfeitas não atingíveis ou ainda não atingidas. Desse modo, a UTOPIA comunista era a idealização de uma sociedade comunista onde não haveria desigualdade social e nem acúmulo de riqueza.
4. Quem governava a Rússia antes da Revolução? - Antes da Revolução Russa, cuja concretização foi em 1917, o sistema político que organizava o país desde o século XVI era o czarismo. Tratava-se de uma forma de absolutismo, no qual o czar (imperador) concentrava em suas mãos todos os poderes. Antes da revolução quem governava era o czar Nicolau II.
5. Como era o regime de trabalho na Rússia antes da revolução? - O regime de trabalho era a maior baseada na agricultura.
9. O que aconteceu em 1905? - Domingo Sangrento ocorreu em 9 de janeiro de 1905 e foi um acontecimento em que tropas, a serviço do czar Nicolau II, abriram fogo contra uma multidão que protestava pacificamente nas ruas de São Petersburgo.
10. O que foi a DUMMA? - Duma Estatal do Império Russo foi uma assembleia legislativa do final do Império Russo. Foi convocada quatro vezes. Sob a pressão da Revolução Russa de 1905, em 6 de agosto de 1905, Sergei Witte apontado por Nicolau II para conduzir as negociações de paz com o Japão, emitiu um manifesto sobre a convocação da Duma, inicialmente pensada para ser um órgão consultivo. No subsequente Manifesto de Outubro, o czar prometeu introduzir liberdades civis básicas, proporcionadas por ampla participação da Duma Estatal, e favorecimento dela com controle e poder legislativo. A Duma Estatal era a Casa Menor do parlamento, e o Conselho de Estado da Rússia Imperial era a Casa Maior.
11. O que eram os SOVIETES? - Os Conselhos Operários ou Sovietes (do russo: сове́ты) são colegiados, ou corpos deliberativos, constituídos de operários ou membros da classe trabalhadora que regulam e organizam a produção material de um determinado território ou mesmo indústria.
12. Como São Petesburgo passou a se chamar em 1914, e por quê? - A primeira alteração aconteceu em 1914 de São Petersburgo para Petrogrado. Essa alteração de nome foi consequência do início da Primeira Guerra Mundial, quando Alemanha e Rússia eram inimigas. O objetivo era retirar as influências germânicas “sankt” e “burg” do nome da cidade no original russo (Sankt-Peterburg).
13. Como era o nome da família ( dinastia ) que governava a Rússia? - O nome da família que governava a Rússia antes da revolução de 1917 era Dinastia Romanov, foi a segunda e última dinastia imperial da Rússia.
14. Explique, com suas palavras, as consequências de tudo o que ocorreu na Rússia após o Governo Provisório assumir o poder. - Apesar de sua curta existência e falhas na implementação das reformas, o Governo Provisório aprovou uma legislação muito progressista. As políticas adotadas por este governo moderado representou, sem dúvida, a legislação mais liberal na Europa na época. A separação entre Igreja e Estado, a ênfase no autogoverno rural, aprovação da jornada de oito horas[6] e a afirmação dos direitos civis fundamentais (como a liberdade de expressão, de imprensa e de reunião) que o governo czarista havia restringido periodicamente mostram o progressismo do Governo Provisório. Outras políticas incluíram a abolição da pena capital e a redistribuição econômica no campo. O governo provisório também concedeu mais liberdade para as regiões anteriormente suprimidas do Império Russo. À Polônia foi concedida a independência e a Lituânia e a Ucrânia conseguiram mais autonomia.
Espero ter ajudado!
SAPERE AUDE