b) Qual a ironia de Darcy Ribeiro para analisar a sociedade brasileira? Qual seria a relação com a ideia de
civilização? Explique
Soluções para a tarefa
Resposta:
A ironia de Darcy ribeiro diz respeito as suas impressões sobre o Brasil e o povo brasileiro. Isso porque antes de morrer ele escreveu um texto sobre a diversidade geo-étnica da população brasileira no seu ensaio histórico-antropológico intitulado O Povo Brasileiro, editado em 1995.
Explicação:
Darcy Ribeiro, "homem de fé e de partido", como confessou, talvez um dos mais eminentes intelectuais-políticos do Brasil do após-guerra, ativista da cultura, fundador de universidades, antropólogo de fama, teve reconhecimento internacional: Doutor Honoris Causa pela Sorbone. Um tanto antes de falecer, em fevereiro de 1997, deixou uma esmerada síntese sobre a diversidade geo-étnica da população brasileira no seu ensaio histórico-antropológico intitulado O Povo Brasileiro, editado em 1995. Viu o país-continente fortemente empenhado "na construção de uma civilização original: tropical, mestiça e humanista". Uma "Nova Roma" como gostava de dizer.
Darcy Ribeiro se dedicou a pensar no processo cultural e étnico do povo brasileiro e as consequências do colonialismo português e da escravidão nas terras brasileiras.
O que nos relata Darcy Ribeiro?
- Darcy Ribeiro destaca o fator da miscigenação como elemento primordial que define a população típica do Brasil.
- A mistura entre índios, africanos e portugueses é nítida tanto no aspecto físico quanto na cultura do País.
- O Brasil é um território rico em manifestações culturais e apresenta uma diversidade considerável de culturas e hábitos.
- Nele, há grupos variados, de diferentes crenças, formas de pensar e de se portar no mundo.
- A miscigenação existe por conta da escravidão e da exploração europeia, momentos de tensão e conflitos no Brasil, culminando em combinação de raças e culturas.
Saiba mais sobre Darcy Ribeiro em: brainly.com.br/tarefa/14624114