História, perguntado por Usuário anônimo, 8 meses atrás

b) Quais os motivos levaram os militares a derrubar o governo de Dom Pedro II?
c) Como ocorreu o Golpe de 15 de novembro?
d) Qual o papel do Iluminismo nesta transição de governos?
e) Como foi nominada a primeira República do Brasil? Por quem ela foi governada?
f) Aponte 03 novidades da Constituição de 1891.
g) Podemos afirmar que todos os brasileiros poderiam participar das eleições e também
da vida política da República Brasileira?

Soluções para a tarefa

Respondido por priscillasm15
6
b) A indiferença com sistema imperial por parte tanto do imperador quanto de sua filha permitiram que a descontente minoria republicana, formada principalmente por oficiais militares insubordinados e fazendeiros insatisfeitos com o fim da escravidão, ficasse audaciosa e eventualmente lançasse um golpe de estado que derrubou o império.

C) Ocorreu dia 15 de novembro de 1889 no Rio de Janeiro, então capital do Império do Brasil, na praça da Aclamação (hoje Praça da República) A proclamação da republica que instaurou o regime republicano no país, derrubando a Monarquia.quando um grupo de militares do Exército brasileiro, liderados pelo comandante marechal Deodoro da Fonseca, deu um golpe de estado e depôs o imperador D. Pedro II. Institui-se então a República .

D) A época do iluminismo foi marcada por transformações políticas tais como a criação e consolidação de estados-nação, a expansão de direitos civis e as revoluções burguesas.

E) Com a proclamação da República, em 1889, inaugurou-se um novo período na história política do Brasil: o poder político passou a ser controlado pelas oligarquias rurais, principalmente as oligarquias cafeeiras. Entretanto, o controle político exercido pelas oligarquias não aconteceu logo em seguida à proclamação da República – os dois primeiros governos (1889-1894) corresponderam à chamada República da Espada, ou seja, o Brasil esteve sob o comando do exército. Marechal Deodoro da Fonseca liderou o país durante o Governo Provisório (1889-1891). Após a saída de Deodoro, o Marechal Floriano Peixoto esteve à frente do governo brasileiro até 1894.

F) Presidente; Os poderes; Separação

E) Em 1945, o Brasil iniciou um período chamado Quarta República. Com ele, tivemos nossa primeira fase democrática com eleições limpas. Na Quarta República, havia sufrágio universal, assim, homens e mulheres maiores de 18 anos votavam, menos os analfabetos. Esse período teve eleições em 1945, 1950, 1955 e 1960. Esse processo foi interrompido com o golpe de 1964.

Com o final da ditadura, foi elaborada a Constituição de 1988, que definiu as regras do sistema eleitoral brasileiro. Essas regras estão em vigência até hoje. A primeira eleição presidencial realizada após essa Constituição foi a de 1989. Depois tivemos eleições em 1994, 1998, 2002, 2006, 2010, 2014 e 2018.
Respondido por logabriell07
1

As questões desse exercício tratam sobre a queda do Império no Brasil e do início da primeira república. Veja a seguir uma explicação para cada um dos itens solicitados.

b) Quais os motivos levaram os militares a derrubar o governo de Dom Pedro II?

Os militares estavam insatisfeitos com o governo monárquico, isso aconteceu porque muitos soldados se sentiram desvalorizados pós guerra do Paraguai, em que se saíram vitoriosos do conflito porém os membros do exercito não tinham participação no governo e nem tiveram um aumento de salário, tudo isso contribuiu para destruir a relação entre o Imperador e o Exército Brasileiro.

c) Como ocorreu o Golpe de 15 de novembro?

A monarquia brasileira perdeu apoio de setores importantes da sociedade, como os militares por causa da guerra do Paraguai, dos agricultores, que não ficaram satisfeitos com a abolição dos escravos, visto que isso obrigou os mesmos a terem que pagar salários para mão de obra estrangeira.

E também da Igreja Católica por um decreto que anulou as decisões do Papa no Brasil, isso fez com que o Império Brasileiro ficasse isolado e sem sustentação política acabou sofrendo um golpe que destituiu o governo e impôs a república no Brasil

d) Qual o papel do Iluminismo nesta transição de governos?

Muitos filhos da elite deixavam o Brasil para estudar em Portugal e na França, de modo que ao chegar nesses países tinham contato com ideias iluministas (que buscavam  gerar mudanças políticas e sociais e eram contrários ao regime absolutista/monarquia) ao voltarem para o Brasil esses estudantes traziam consigo esses ideais.

e) Como foi nominada a primeira República do Brasil? Por quem ela foi governada?

A primeira república do Brasil ficou conhecida como “República da Espada”, em que o país foi governado pelos Militares. O primeiro presidente eleito foi Marechal Deodoro.

f) Aponte 03 novidades da Constituição de 1891.

A constituição de 1891, foi a segunda constituição do Brasil e estabeleceu importantes pontos, dos quais podemos destacar:

  • Eleições passaram a ser pelo voto direto e aberto
  • O Voto só poderia ser exercido por homens maiores de 21 anos, com exceção de analfabetos, mendigos das praças, soldados, mulheres, religiosos
  • A Igreja Católica deixa de ser a religião oficial do Estado

g) Podemos afirmar que todos os brasileiros poderiam participar das eleições e também da vida política da República Brasileira?

Não, nesse momento a participação política era restrita a grupos sociais importantes, como:

  • analfabetos
  • mulheres
  • mendigos
  • soldados de baixa patente
  • religiosos.

De maneira que isso restringe muito a participação política de boa parte da população.

Leia mais sobre a queda do Império em: https://brainly.com.br/tarefa/20039818

Anexos:
Perguntas interessantes