b) Quais foram as obras que os egípcios fizeram para aproveitar as cheias do Nilo e, ao mesmo tempo, evitar a destruição que causavam?
Soluções para a tarefa
Resposta:
No Egito, o rio Nilo exercia grande importância no setor agrícola, pecuária e transporte. A agricultura irrigada favorecia o plantio do trigo, cevada, linho, papiro, legumes e frutas. O comércio feito pelo Nilo era intenso, que permitia a ligação entre as terras do Sul e as regiões pantanosas ao norte.
As cheias do Nilo causavam benefícios e tragédias. Benefícios em razão da camada de húmus muito fértil depositada sobre o solo quando as águas baixavam. Destruição, em razão das enchentes, que derrubavam moradias e causavam mortes de homens e animais.
As enchentes ocorriam devido as precipitações nas cabeceiras da bacia em setembro e outubro. Portanto, quando as cheias eram muito altas, ocorriam inundações. Por outro lado, em períodos de poucas chuvas ocorriam secas. O solo não tinha a mesma fertilidade, gerando escassez de alimentos.
Resposta
Eles construíram diques e reservatórios,que por meio de canais de irrigação foi usado durante as secas para a agricultura,a pecuária,etc.
Explicação:
espero ter ajudado
❤❤❤❤