b) Quais características costumam definir esse conjunto de práticas e ideais?
Soluções para a tarefa
Resposta:⇒ Controle estatal: o rei e a burguesia assumiram total controle da economia através de políticas monopolistas e fiscais rígidas. Sempre visando maior poder central com intuito de expandir o comércio.
⇒ Balança comercial favorável: superação contábil das importações pelas exportações, ou seja, para ser adquirir a balança teria que haver mais exportações do que importações.
⇒ Monopólio: privilégio que o Estado concedia à burguesia, através das Companhias de Comércio. A burguesia tinha plena jurisdição para explorar o comércio de pessoas escravizadas, a venda de produtos agrícolas, entre outros serviços.
⇒ Protecionismo: característica responsável por proteger o mercado interno de um país. Como forma de proteger seus recursos e vendas, o estado proibia exportar matérias-primas que favorecessem o crescimento industrial do país concorrente. Além de aumentar as tarifas alfandegárias com intuito de elevar os preços dos produtos importados.
⇒ Metalismo: a economia do país se baseava pela quantidade de ouro e prata existente nele. Acreditava-se que a acumulação de metais preciosos era a principal forma de enriquecer a nação.
Explicação: