História, perguntado por isinhakrupa, 9 meses atrás

b) Por que os países que constituíam o Vice-Reino do Rio da Prata tem datas de independencia diferentes
a) Entre as ex-colonias espanholas na América, o México e o Peru apresentam datas mais tardias de
independència. Por quê?
3. a respeito da emancipação política das colónias latino-americanas, faça o que se pede a seguir
c) Explique o contexto em que se deu a luta emancipatória do Haiti e os impactos que ela gerou para o
continente americano

Soluções para a tarefa

Respondido por lizaxaviercorreia
131

Resposta:

a)As lideranças pela independência não surgiram nesses locais.

b)Assumiram identidades politicas diferentes e lutaram de formas diferentes pela liberdade.

c)O primeiro local onde uma revolta escrava foi bem sucedida, isso gerou um grande terror nos senhores de escravos, que fizeram de tudo para a noticia não se espalhar pela America,para impedir dos outros locais fazerem o mesmo.

Respondido por lucasnmattos
2

b) Os países do Vice-Reino do Rio da Prata passaram por processos diferentes de Independência e por isso tem datas de independência diferentes.

a) As guerras de Independência de México e Peru foram caracterizadas pelo longo período de batalha contra a Coroa Espanhola e pela heterogeneidade dos movimentos, o que pode justificar a demora no processo de independência.

c) A luta emancipatória do Haiti contra a dominação francesa se deu em um momento de lutas anti-escravidão no país, espalhando ideais anti-escravistas por todo continente americano.

O Vice-Reino do Rio da Prata

O Vice Reino do Rio da Prata foi uma forma da Coroa Espanhola proteger seus domínios localizados na atualmente chamada América do Sul das invasões de outras potências mercantilistas da época, como Franceses e Portugueses. O Vice Reino do Rio da Prata contava com territórios que hoje constituem os seguintes países:

  • Argentina
  • Paraguai  
  • Uruguai
  • Parte do Brasil e da Bolívia

Foram nomeados vários Vice-Reis, com a intenção de melhor controlar  os territórios onde o Rei da Espanha nao poderia governar com plenitude. Sendo assim cada Vice-Rei, apesar da subordinação ao Rei da Espanha, comandava seu território considerando as particularidades de cada local.

Essas particularidades, por sua vez, ajudam a explicar as diferenças entre os processos de independência dos países. Ela podem ser causadas por questões territoriais, políticas, econômicas, sociais e políticas.

As independências do México e do Peru

Em geral, o que diferencia as independências dos países é o contexto particular de cada um. México e Peru são exemplos de casos particulares, caracterizados por longos processos de independência, com diversas nuances.

No México, os movimentos iniciam com fortes aspirações religiosas em 1810, e são vitoriosos apenas em 1821. Já no Peru, a independência também foi resultado de uma convergência de Forças Revolucionárias, iniciando-se em 1780 sob o comando do indígena Tupac Amaru e se concretizando em 1821 sob o comando do general Argentino San Martín.

Independência do Haiti e seus desdobramentos

A Independência do Haiti se dá em um contexto de luta anti-escravidão. O país foi o primeiro a abolir a escravidão na América e, ao lutar contra a tentativa de Napoleão Bonaparte de restabelecer o modelo escravista no Haiti, também foi o primeiro a declarar independência.

Os seguidos movimentos revolucionários haitianos causaram verdadeiro temor nas elites de países como os Estados Unidos e o Brasil, de economia com base escravista. Os ideais Iluministas, "Liberdade, Igualdade e Fraternidade", poderiam se espalhar e motivar novos movimentos. Por isso, alguns Estados como Vaticano e os EUA apoiaram as sanções francesas contra o Haiti, que foi obrigado a pagar uma alta indenização, em troca de sua independência.

Para saber mais sobre os ideais Iluministas no Brasil, acesse: https://brainly.com.br/tarefa/7643060

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes