B)
Por
que
as,
pessoas não
saudáveis?
tem
hábitos
Soluções para a tarefa
Resposta:Não é fácil levar uma vida saudável: ao esforço que requer um dia-a-dia mais saudável acrescentamos a luta contra a variedade de mitos e meias-verdades que circulam de geração em geração, e agora mais ainda, graças à internet. Veja abaixo dez hábitos que não são tão saudáveis quanto se imagina:
1 – Praticar exercícios antes do café da manhã
Embora a prática de exercícios em jejum leve à perda de peso, essa reação é desencadeada pela diminuição da insulina – o hormônio que atua na queima da glicose. Como o corpo obtém energia a partir das proteínas, é o músculo que acaba perdendo “massa magra” enquanto a gordura não se reduz nem um pouco.
Recomendação dos especialistas: ingerir líquidos ricos em açúcar, como sucos de frutas naturais, antes do treino.
2 – Mascar chiclete ao invés de escovar os dentes
Quando não dispõem de uma escova de dente à mão, as pessoas costumam mascar chicletes logo após as refeições. No entanto, esse gesto pode sobrecarregar a articulação temporomandibular e os músculos que junto a ela atuam, causando desconforto na região e dores de cabeça.
Recomendação dos especialistas: esqueça as gomas de mascar. Seu queixo vai agradecer.
3 – Evitar alimentos com má fama
Certamente você já ouviu mais de uma vez que comer melão a noite pode causar indigestão, ou ainda, que o chocolate produz acne. Também é muito provável que você tenha repetido a frase “comer pão engorda”. Pois bem, nem o melão é mais indigesto do que qualquer outra fruta, nem o cacau piora o quadro acnéico, nem o pão – em quantidades moderadas – contribui para o ganho de peso.
Recomendação dos especialistas: não existe nenhum alimento proibido. Uma alimentação variada e a descrença nestes mitos aproxima a população de uma dieta correta.
4 – Beber pelo menos 2,5 litros de água por dia
Tomar bastante água todos os dias é um dos hábitos saudáveis que devem ser incorporados à vida diária de qualquer pessoa. Porém, a superhidratação é tão prejudicial quanto a desidratação: se um indivíduo ingere mais de 3 litros de água por dia, há uma queda no índice de sódio no sangue – hiponatremia – que causa confusão, dor de cabeça, vômitos e até mesmo insuficiência renal.
Recomendação dos especialistas: tomar dois litros diários de líquidos, incluindo chás, sopas e frutas aquosas.
5 – Limpar os ouvidos com cotonetes
A cera é uma secreção antisséptica que protege a pele do canal auditivo de germes e agressões externas. Removê-la aumenta o risco de infecções.
Além disso, ao limpar com cotonetes, forma-se um tampão (já que a cera é empurrada para o interior do pavimento auditivo). Há ainda o risco de lesões no canal ou perfuração do tímpano.
Recomendação dos especialistas: a cera cumpre uma função importante no ouvido, somente um otorrino deve removê-la quando necessário.
6 – Não sinta raiva
A boa saúde mental equaliza a emoção certa no momento certo. Sentir raiva é importante porque nos ajuda a estabelecer limites, para nos defender e nos respeitar. Quando nos sentimos afrontados e não nos permitimos ficar com raiva, esse sentimento se transforma em ressentimento.
Recomendação dos especialistas: o mal não é sentir raiva, e sim, permitir que este estado nos domine e faça com que nos expressemos de maneira incorreta, no momento inadequado ou com as pessoas que não merecem.
7- Comer por dois durante a gravidez
Durante toda a gestação, deve-se acumular um quilo por mês. Engordar mais aumenta o risco de diabetes gestacional e partos de alto risco.
Recomendação dos especialistas: não arrisque pelo “desejo”! Siga uma dieta saudável e equilibrada. Não consuma nenhum alimento em excesso, com exceção de ácido fólico, indispensável para as gestantes.
8 – Dormir 8 horas diárias
Explicação:
Resposta:
Por que não se alimentam nas horas certas, não fazem exercícios físicos.
Explicação: