História, perguntado por jennykely12, 9 meses atrás

b) Partindo do que você já analisou no texto, e tendo preenchido a tabela, responda: to dos os grupos sociais que habitavam os feudos tinham a mesma importância social, ou haviam grupos mais importantes que outros? Justifique sua resposta.

ME AJUDEM ​

Soluções para a tarefa

Respondido por impostor42
74

Resposta:

A sociedade do feudalismo era dividida em três classes sociais: o clero, tendo como principal membro a igreja católica; a nobreza, composta pelos senhores feudais; e os servos, preenchida pela classe mais baixa e os camponeses.

As classes eram denominadas estanques, por isso, no sistema não havia mobilidade social, ou seja, os servos estavam "condenados" a passarem o resto de suas vidas servindo aos senhores. A nobreza, formada pelos donos dos feudos ou senhores feudais, era a classe mais alta do feudalismo. Dona das grandes propriedades rurais, ela exercia poder absoluto sobre as demais classes.

Dessa forma, a classe se dividia em suseranos, que eram os donos da terra, e vassalos, que eram os servos trabalhadores. Além disso, era a responsável pela gestão de leis, concessão de benefícios, administração da justiça, dentre outros.

O clero era composto principalmente pelos membros do catolicismo. Com isso, o cristianismo, sistema controlado pela igreja católica moldou os comportamentos, os ideais e a cultura do homem medieval, tornando a igreja a instituição mais poderosa do sistema feudal.

Os servos, por sua vez, correspondiam a maior classe do feudalismo. Era composta por escravos, vilõ e camponeses que eram obrigados a prestar serviços pesados. Assim, plantavam, colhiam, produziam azeite, vinho, pão, farinha, queijo, manteiga, caçavam, pescavam e ainda trabalhavam numa rudimentar indústria artesanal.

Além disso, o trabalho dessas pessoas envolvia uma série de obrigações, entre elas, o trabalho como rendeiro, quando pagava-se ao senhor com mercadorias ou prestações de serviços pelo uso da terra.

O trabalho gratuito era realizado por algumas famílias em dias determinados e o pagamento era dado por meio da permissão do uso de fornos, moinhos e outros equipamento agrícolas. Confira alguns impostos que eram pagos por eles:

•Capitação: imposto pago por cada membro da família;

•Dízimo: 10% da produção devia ser paga à igreja;

•Talha: uma parte da produção deveria ser paga ao senhor feudal;

•Banalidade: pagamento que possibilitava a utilização de bens do feudo, a exemplo de moinhos, fornos, estradas, etc.

Havia um grupo de trabalhadores chamados de ministeriais. Ao contrário dos servos, eles podiam conquistar uma ascensão dentro da nobreza. Quando os vassalos recebiam algum benefício oriundo dos suseranos, ele devia comprometer-se a servir esse senhor, inclusive, participar do seu exército caso fosse necessário.

Espero ter ajudado! Se puder colocar como melhor resposta


jennykely12: muita obga
jennykely12: me desculpe mais não esta aparecendo para colocar como melhor resposta
impostor42: Vou colocar de maneira resumida pra te ajudar: nos feudos haviam grupos mais importantes do que os outros, como por exemplo o clero e a nobreza. Estes grupos possuíam mais poder e influencia do que os demais.
impostor42: Tudo bem, tranquilo. se puder avaliar com 5 estrelas por favor
impostor42: se aparecer
jennykely12: pronto
jennykely12: obga
kevinlucasgimarao: obgda
kevinlucasgimarao: tá certo glr
kevinlucasgimarao: copiem
Respondido por mariannysampaiosilva
37

Resposta:

Não. Havia uma grande desigualdade entre os grupos sociais que habitavam os feudos, sendo assim os senhores e os cleros tinham mais privilégios que os servos que eram obrigados a trabalhar em troca de casa e sustento


gustavodeoliveirafre: vlw msm
Perguntas interessantes