Geografia, perguntado por yasmimgcsilva0605200, 8 meses atrás

B) Observando as legendas dos mapas sobre as atividades no território brasileiro nos séculos XVIII e XIX, descreva o que mudou em relação a essas atividades de um século para o outro. Observação: essa questão consiste em associar as legendas com o que os mapas mostram, comparar os dois mapas descrevendo o que verificaram.


yasmimgcsilva0605200: me ajudem com essa pergunta por favor

Soluções para a tarefa

Respondido por alvaroappgamer
1

Resposta:

tudo isso que sei pode me dar como melhor resposta COM MUITO FAVOR!

Explicação:

Quando os portugueses se encontravam no Brasil, eles tinham como principal objetivo explorar os recursos naturais existentes no interior do país. Com base nessa afirmação, fica claro o desprovimento de interesse em povoar o novo território. Isso favoreceu o não surgimento de centros urbanos (cidades) de relevância, com exceção de algumas vilas e cidades de pequeno porte que emergiram na costa nordeste do Brasil, além de toda produção agropecuária que se formou ao redor.

No século XVI, o principal produto brasileiro era o açúcar, fato que favorecia a ocupação somente da faixa litorânea do país, uma vez que o escoamento da produção se dava por meio do oceano Atlântico. Com o cultivo da cana-de-açúcar, fez-se necessária a expansão das fronteiras agrícolas. Diante do fato, as policulturas foram cultivadas em áreas mais interioranas para dar lugar à produção monocultora.

Cem anos depois, entre os séculos XVII e XIII, houve o período denominado de aurífero, no qual as caravanas se voltaram para o interior do Brasil em busca de pedras preciosas, como ouro e diamante. Nesse momento, foram desbravados territórios que correspondem hoje aos estados de Goiás, Mato Grosso e Minas Gerais. As cidades que surgiam por causa da extração mineral promoviam certa aglomeração, no entanto, logo após os minérios se esgotarem, essas cidades ficavam praticamente desertas.


yasmimgcsilva0605200: obrigado
Perguntas interessantes