b) No Império Bizantino, as diferentes interpretações do Evangelho deram origem a duas corren-
tes religiosas: a dos iconoclastas e a dos monofisistas. Explique o que defendiam esses dois
grupos. Por favor, por urgência!
Soluções para a tarefa
Resposta:
A iconoclastia bizantina foi um fenômeno político-religioso ocorrido no Império Bizantino, também conhecido como Império Romano do Oriente, entre os séculos VIII e IX. O termo iconoclastia é composto por dois radicais da língua grega: “eikóne” (ícone), que significa imagem, e “klastein”, que significa quebrar, romper. Portanto, o iconoclasta é aquele que destrói imagens. Mas que tipo de imagem era destruída no período em questão do Império Bizantino? Imagens que representavam as principais personalidades do cristianismo, a começar pelo próprio Cristo, seguido pela Virgem Maria, apóstolos, santos, mártires e anjos. E por que tais imagens religiosas passaram a ser destruídas? É o que responderemos no próximo tópico.
O problema da iconolatria
A partir do século VI, quando o cristianismo já era a religião oficial do Império Bizantino, havia um grave surto de iconolatria (adoração de imagens) nos domínios do império. Esse surto derivou de uma mistura popular de resquícios dos antigos ritos dedicados aos ídolos pagãos, greco-romanos, com a veneração das imagens que representavam as personagens principais do Cristianismo. A ortodoxia cristã dos primeiros séculos (e isto ainda é seguido tanto pela Igreja Católica quanto pela Ortodoxa) admitia a veneração de imagens sacras pelo fato de elas representarem o Cristo, a Virgem etc., e não propriamente encarnarem a pessoa deles. Desse modo, a veneração era autorizada, a idolatria (esta, sim, considerada um pecado), ou iconolatria, é que era proibida.
Explicação:
leia o texto ai esta a resposta completa, espero ter ajudado ;^;
Os iconoclastas era uma vertente religiosa que era contrária adoração dos ídolos religiosos, já os monofisistas não consideravam a questão relacionada à natureza de Jesus humano, eles se baseavam apenas na crença de Jesus com um ser divino, além de também se opor a ideia da santíssima trindade.
Grande cisma do oriente
Esse evento foi caracterizado por uma divisão de ideias entre a própria igreja católica, pois o império romano após ser derrubado em alguns locais foi perdendo a unidade de pensamento e ideias entre as igrejas e a partir dessa dessa quebra foram surgindo correntes de pensamento como as dos monofisistas e iconoclastas.
Para saber mais sobre o grande cisma do oriente: https://brainly.com.br/tarefa/1229690
#SPJ2