b) Indique quais fatores físico-naturais contribuíram para o desenvolvimento da cultura do
café no Estado de São Paulo.
c) Aponte quais grupos sociais podem ser relacionados com o ciclo do café e comente os
tipos de relações estabelecidas nas diferentes fases desse ciclo.
d) Com base na afirmação do Texto 2 "Toda a seiva foi bebida e, sob forma de grão, ensa-
cada e mandada para fora", explique como eram as relações comerciais nesse período.
e) Quais evidências apresentadas nos textos estão relacionadas com a crise do ciclo do café?
1) O texto 2 possui trechos da obra Cidades Mortas de Monteiro Lobato, publicada em
1919. O que esses trechos revelam sobre o Ciclo do Café?
g) Explique o papel da ferrovia no desenvolvimento do ciclo do café, em especial no Esta-
do de São Paulo.
h) Relacione o tripé Café, Ferrovias e Crescimento Populacional, e elabore um breve co-
mentário com as suas percepções.
i) Comente qual o papel do café atualmente para a economia do Estado de São Paulo.
Soluções para a tarefa
B) A qualidade do café está relacionada a fatores de diferentes origens, principalmente clima e fertilidade do solo. Mas, primeiro, é preciso entender que um dos principais fatores para a expansão da produção de café em São Paulo está relacionado à disponibilidade de terras agricultáveis gratuitas
C) Escravos e imigrantes. Explicação: Escravos - época em que a cultivação do café era feita por mão escrava.
D) Depois de toda a seiva Foi bebida e sobre forma de grão ensacada e mandada para fora , transfiltrou-se para o Oeste , na avidez de novos assaltos a virgindade da Terra Nova ; ou se transfere nos palacetes e ruínas; entrou na circulação europeia por mão de herdeiros dissipado
E)Os trechos referentes ao ciclo do café evidenciam que durante muito tempo tal produção foi altamente lucrativa para o sudeste e norte do país principalmente. Entretanto, diante de duras crises mundiais, sabe-se que a produção do café foi altamente acometida
G)A ferrovia no estado de São Paulo representava nova oportunidade de inversão para o capital cafeeiro, ao mesmo tempo em que provocava uma redução nos custos dos transportes. Surgiu então, como parte do complexo cafeeiro, contribuindo para a realização do sistema de produção exportador.
H)Os três itens descritos na questão - café, ferrovias e crescimento populacional - possuem uma forte interligação.
Na virada do século XIX para o século XX ocorreu um grande crescimento populacional no estado de São Paulo, levando à introdução das ferrovias e, consequentemente, ao desenvolvimento acelerado da cultura cafeeira.
Outro fator que também contribuía para que este tripé avançasse era a grande disponibilidade de terras que havia no território do estado de São Paulo.
I)Foi o café responsável pela introdução da ferrovia no estado de São Paulo, construída para escoar o principal produto de exportação brasileiro.
O brasil hoje é o maior produtor de café e exportador do mundo.
"Toda a seiva foi bebida e, sob forma de grão, ensacada e mandada para fora"
Ciclo do café no Brasil
A) As citações sobre o ciclo do café mostram que por muito tempo essa produção foi muito lucrativa no Sudeste e no Norte do país em particular.
- No entanto, diante dos grandes problemas mundiais, sabe-se que a produção cafeeira foi bastante afetada.
- A superprodução não foi lucrativa, e os produtores começaram a queimar o café, para que o preço da exportação subisse.
B) A qualidade do café está associada a qualidade do solo e do clima. No setor Oeste de São Paulo, visto que nessas regiões, devido às características de umidade, pressão atmosférica e concentração de nutrientes, foi possível atingir perfeita produtividade do grão, diferente de outras regiões do país.
C) O café chegou no Brasil trazido por um português que plantou em Belém do Pará em 1727. O café percorreu todo o litoral do Brasil, sempre em pequenas plantações.
- Depois de um século, já existiam grandes plantações no Espírito Santo, Rio de Janeiro e Minas Gerais, em São Paulo na região de Campinas os cafezais ganharam o primeiro solo roxo e o resultado foi ainda melhor.
- O café se tornou produto de exportação, e os mercados europeus pagaram muito bem pela bebida que virou moda.
D) "Toda a seiva foi bebida e, sob forma de grão, ensacada e mandada para fora".
Em antecipação a uma nova invasão das donzelas da Terra Nova. O café entrou na circulação da Europa pela mão dos herdeiros dissipados.
E) A super valorização do café, levou a super produção do grão, consequentemente o preço da exportação caiu. Então na crise de 1929 houve a queima dos estoques de café, um ato para evitar a desvalorização excessiva desse produto.
G) A ferrovia representou, então, uma nova oportunidade de investir em dinheiro do café, ao mesmo tempo em que diminuiu os custos de transporte. Surgiu então como parte do complexo cafeeiro, contribuindo para o cumprimento do sistema produtivo exportador.
H) Os três itens estão fortemente interligados, as construções das ferrovias, o crescimento populacional de São Paulo colaborou para o desenvolvimento da produção de café.
I) A rede produtiva do café é responsável pela geração de mais de 8 milhões de empregos no país, proporcionando renda, acesso à saúde e educação aos trabalhadores e suas famílias.
Leia mais sobre Ciclo do Café aqui:
https://brainly.com.br/tarefa/17472052
#SPJ2