b) ESPECIFIQUE o tipo de acidose que os pacientes apresentaram após a exposição ao fosgênio e JUSTIFIQUE a origem do distúrbio do equilíbrio ácido-base destes pacientes.
Resposta
Soluções para a tarefa
Resposta:
Acidose respiratória não compensada por enfisema pulmonar não cardiogênico
Explicação:
Há vários mecanismos que explicam a acidose metabólica advinda do contato com o fosgênio, mas o principal deles é pelo mecanismo de enfisema pulmonar.
Uma vez que o gás entra em contato com a via aérea, ele se precipita rapidamente nos alvéolos pois é 3x mais denso do que o ar atmosférico. Em metáfora, é como se você tivesse um balão e enchesse ele com um gás que não conseguisse escapar já que é muito denso. Em poucos minutos a pressão no alvéolo é tão grande que ele estoura (literalmente). Com isso não há mais aprisionamento de oxigênio no alvéolo e consequentemente há perturbação na hematose.
Agudamente isso leva a uma menor ventilação, queda na saturação de O2 e aumento do bicarbonato sanguíneo na tentativa de tamponar a redução do pH sanguíneo. Entretanto, nosso organismo não consegue liberar tanto bicarbonato em tanto pouco tempo então a exposição aguda e intensa do paciente por esse gás leva impreterivelmente a um quadro de Acidose metabólica com possível evolução à choque generalizado.
Entretanto, Acidose respiratória por enfisema pulmonar não cardiogênico é a resposta mais completa possível
O tipo de acidose apresentada pelos pacientes após exposição ao fosgênio (COCL₂) foi. Acidose respiratória.
O fosgênio pode ser prejudicial se você o respirar. A exposição de baixo nível pode causar irritação nos olhos e na garganta, causando tosse e respiração ofegante. Níveis mais altos de gás fosgênio podem causar a dilatação dos pulmões, dificultando a respiração.
Origem do distúrbio do equilíbrio ácido-base nesses pacientes.
A principal causa das alterações do equilíbrio ácido-base está nas alterações da ventilação alveolar: a hipoventilação produz acidose respiratória e a hiperventilação produz alcalose respiratória.
Os distúrbios do equilíbrio ácido-base são definidos como metabólicos ou respiratórios conforme o contexto clínico e a origem da alteração primária do pH devido à alteração da concentração sérica de COCL₂.
O equilíbrio ácido-base é determinado com mais precisão medindo o pH e COCL₂ numa amostra de sangue arterial. Em pacientes com falha durante a ressuscitação cardiorrespiratória, as medições de uma amostra de sangue venoso podem representar com mais precisão as condições do tecido e determinar se a ventilação é adequada.
Gás fosgênio
O fosgênio é um produto químico corrosivo. O contato pode causar irritação grave e queimaduras na pele e nos olhos. Respirar fosgênio pode irritar o nariz e a garganta, bem como irritar os pulmões, causando tosse e falta de ar.
Saiba mais sobre fosgênio em: https://brainly.com.br/tarefa/29134071
#SPJ2