b) DIFERENCIE os tipos de queimadura quanto à profundidade evidenciando a
intensidade da dor e a profundidade das lesões.
Resposta:
Soluções para a tarefa
Resposta: Tipos de queimaduras:
- Queimaduras térmicas: são provocadas por fontes de calor como o fogo, líquidos ferventes, vapores, objetos quentes e excesso de exposição ao sol;
- Queimaduras químicas: são provocadas por substância química em contato com a pele ou mesmo através das roupas;
- Queimaduras por eletricidade: são provocadas por descargas elétricas.
Quanto à profundidade, as queimaduras podem ser classificadas como:
- 1º grau: atingem as camadas superficiais da pele. Apresentam vermelhidão, inchaço e dor local suportável, sem a formação de bolhas;
- 2º grau: atingem as camadas mais profundas da pele. Apresentam bolhas, pele avermelhada, manchada ou com coloração variável, dor, inchaço, despreendimento de camadas da pele e possível estado de choque.
Queimaduras de 2º grau profundas são aquelas que acometem toda a derme, sendo semelhantes às queimaduras de 3º grau. Como há risco de destruição das terminações nervosas da pele, este tipo de queimadura, que é bem mais grave, pode até ser menos doloroso que as queimaduras mais superficiais. As glândulas sudoríparas e os folículos capilares também podem ser destruídos, fazendo com a pele fique seca e perca seus pelos. A cicatrização demora mais que 3 semanas e costuma deixar cicatrizes.
- 3º grau: atingem todas as camadas da pele e podem chegar aos ossos. Apresentam pouca ou nenhuma dor e a pele branca ou carbonizada.
Explicação:
As queimaduras acontecem quando a pele entra em contato direto com a fonte de calor. Assim, quando, por exemplo, um dedo toca o fogo ou uma região bem quente ou fria, a lesão pode ocorrer.
Há três tipos de queimaduras:
- Queimaduras térmicas (quando há contato direto com a fonte);
- Queimaduras químicas (quando há contato com substâncias químicas);
- Queimaduras por eletricidade (quando há contato com fonte de eletricidade).
Assim, deve-se ter um cuidado maior para queimaduras de segundo e terceiro graus, pois, além da vermelhidão, causam bolhas e inchaço instantâneo. Já da de primeiro grau apresentam dor e vermelhidão.
A melhor forma de cuidar da queimadura é molhar a pele com água em abundância, sem romper a bolha e fazer compressas com água com um pano limpo sobre a pele lesionada.
Saiba mais em: brainly.com.br/tarefa/11087381