b) De acordo com o texto, "cerca de 3% do total das propriedades rurais do pais são latifúndios, ou seja, têm mais de mil hectares e ocupam 56,7% das terras agricultáveis.
Em outras palavras, a área ocupada pelos estados de São Paulo e Paraná juntos está nas mãos dos 300 maiores proprietários rurais, enquanto 4,8 milhões de famílias estão à espera de chão para plantar". Considerando o enunciado do texto e seus conhecimentos sobre a concentração de terras no Brasil, apresente argumentos defendendo
o seu ponto de vista
C) Analise o mapa 2 "Ocupações em área da Amazônia Legal" a seguir. Em seguida,
apresente os seus argumentos sobre a expansão agrícola na região amazônica. Para finalizar, explique quais são os principais fatores que motivam a invasão ilegal e os
conflitos por terras em áreas pertencentes a unidades de conservação, terras indígenas e terras quilombolas.
Me ajudemmmmm!!
Soluções para a tarefa
a. A concentração de terras no território nacional é um dos verdadeiros reflexos do processo de colonização do país. O maior fruto negativo desse modelo de exploração é a grande concentração de renda e territorial, alarmante até os dias atuais.
b. A expansão agrícola diante da região Amazônica compreende elemento de grande perigo para a floresta e população local, porque representa violação dos direitos indígenas e inúmeros fatores relacionados com a cultura e identidade local.
B) A concentração de terras no Brasil é fator muito presente e remonta um período colonial em que as terras em colocadas nas mãos de poucas pessoas que detinham o poder econômico da época.
Importante notar que hoje os latifúndios são os responsáveis pela grande parte da atividade econômica no setor da agricultura.
A questão da reforma agrária é uma pauta que há anos é discutida no país como forma de diminuir as desigualdades relacionadas a terra, porém nunca tece êxito.
C) A expansão agrícola na região amazônica é um grande problema para a floresta e população local, pois representa a violação dos direitos indígenas e o desmatamento para a produção.
Não há respeito a cultura indígena, as terras quilombolas e nem as unidades de conservação. A falta de valorização a essas culturas e a quase legalização do garimpo e mineração nessas áreas são um dos principais fatores decorrentes a isso.
Leia mais em: https://brainly.com.br/tarefa/1150339