História, perguntado por JustADinosaur, 9 meses atrás

b) Com base no que você estudou, pode-se dizer que o artigo 123 da Constituição de 1824 foi respeitado pelos políticos na crise aberta pela abdicação de D. Pedro I?


Petrusben29: coloca como melhor resposta se pode iria me ajuda muito

Soluções para a tarefa

Respondido por mikaelagallas
259

Resposta:

Sim.

Explicação:

Foi obedecida meses depois porque a assembleia estava de férias quando Dom Pedro abdicou então formou-se a regência Trina provisória( quando foi feita a regência Trina permanente aí depois acabou virando uma Regência Una).


stel86061: oie
mikaelagallas: Oiee
Respondido por yohannab26
87

 O artigo 123 da Constituição de 1824  foi respeitada meses após a abdicação de D. Pedro I devido o recesso que a Assembleia passara no momento.

Após a abdicação de D. Pedro I foi eleito a Regência Trina Provisória, pois os moderados precisavam conter as emoções da população. Após dois meses foi criado uma nova forma de governo, a Regência Trina Permanente.

O artigo 123 da Constituição de 1824 diz:

" Art. 123. Se o Imperador não tiver Parente algum, que reúna estas qualidades, será o Império governado por uma Regência permanente, nomeada pela Assembleia Geral, composta de três Membros, dos quais o mais velho em idade será o Presidente."

Sendo assim, durante a Regência Trina Provisória os três membros que governaram o Brasil foi Nicolau Pereira de Campos Vergueiro, José Joaquim Carneiro de Campos e Francisco de Lima e Silva.

Para mais informações, acesse:

Regência Trina Provisória: https://brainly.com.br/tarefa/1363622

Anexos:
Perguntas interessantes