História, perguntado por Lucas64345, 1 ano atrás

B)Avalie e comente o engajamento de Cândido da Fonseca Galvão e de Jovita Alves feitosa na guerra do Paraguai

Soluções para a tarefa

Respondido por BrunoAMS
170
Cândido da Fonseca Galvão foi um militar brasileiro também conhecido como Dom Obá Segundo D'África.

Filho de africanos forros, ele se alistou de forma voluntária para atuar na guerra do Paraguai. Considerando que era de família abastada, chamou a atenção o fato de que sua ação foi movida puramente por nacionalismo.

O ambiente da guerra abriu as portas para que ele aplicasse suas habilidades de liderança. Em combate ele demonstrou extrema bravura e foi uma figura decisiva para a nação, o que fez com que recebesse como honraria tornar-se oficial honorário do exército brasileiro.

Jovita Alvez Feitosa foi uma mulher que, aos 17 anos, transvestiu-se de homem e se alistou no exército para lutar na Guerra do Paraguai. Sua ação foi descoberta, porém, ao insistir e após o caso chegar ao conhecimento do presidente da Província do Piauí, foi incluída no corpo de voluntário como segundo sargento.

Apesar de ser inicialmente aprovada para o serviço militar, foi impedida de embarcar para o combate pelo ministro da guerra. 

Dessa forma não chegou a ir efetivamente para o combate, mas recebeu status de heroína e serviu de fonte de inspiração para muitos outros, além de ser utilizada como símbolo de incentivo para o alistamento masculino.

Perguntas interessantes