b) A única forma de ocupação do Brasil por Portugal era através da colonização. Então, o governo português em 1548 viu que era necessário colonizar simultaneamente todo o extenso litoral. Essa colonização dirigida pelo governo português se deu através da: al( ) Criação e distribuição de sesmarias; b) ( ) Criação das capitanias hereditárias; c ) Sistema de parceria. d) Criação do sistema de governo geral;
Soluções para a tarefa
Veja o longo processo de colonização da América portuguesa: as disputas com espanhóis e holandeses pelo controle do território, e depois a ocupação definitiva. O trabalho escravo foi o modo de produção dominante durante três séculos contínuos. É um triste capítulo da História do Brasil.
Não foi nada pacífica a Colonização Portuguesa no Brasil. Rebeliões, Invasões, Revoltas e Massacres estão gravados na história. Portugal disputou a posse do litoral brasileiro com a Holanda, com aventureiros espanhóis e outras escaramuças menores com a França até se estabelecer como o colonizador determinante.
Durante o período pré-colonial (1500 a 1530) a presença constante de outros europeus no litoral brasileiro, também interessados em explorar o comércio do pau-brasil, começou a preocupar a Coroa portuguesa. No Oriente, o lucrativo comércio de especiarias começou a diminuir. Diante disso, o rei português, D. João III, decidiu colonizar as terras brasileiras.
A Colonização Portuguesa no Brasil
Só então começam os ciclos da Colonização Portuguesa no Brasil, com a ocupação da faixa litorânea seguida da da escravidão de indígenas e de africanos. As Revoltas Coloniais tiveram início um século e meio depois, e foram reprimidas pelas Coroa de Portugal com muita dureza.
O maior símbolo histórico da repressão dos portugueses contra as revoltas e rebeliões no Período Colonial foi a morte na forca e o esquarteamento de Tiradentes, em 1792.
O Tratado de Tordesilhas – Antes mesmo de Pedro Álvares Cabral chegar por aqui, praticamente dez anos antes, portugueses e espanhóis já tinham feito “a partilha” das terras que viessem a ser descobertas na América do Sul.
Na prática, mesmo antes de Cabral chegar ao Brasil, Portugal e Espanha tinha ‘dividido’ o novo continente com o Tratado de Tordesilhas, firmado em 1492, dois anos após Cristóvão Colombo chegar à América do Norte.
Pelo acordo do Tratado de Tordesilhas, oito anos da chegada de Pedro Álvares Cabral ao Brasil, os territórios ao Leste de uma linha imaginária distante 370 léguas de Cabo Verde seriam de Portugal, e a Oeste, daEspanha.
O Brasil, pelo Tratado de Tordesilhas, acabaria na linha que liga o município de Laguna, em Santa Catarina. Como a linha era “imaginária”, desde o início da colonização havia uma tensão no ar entre os colonizadores portugueses e espanhóis para dominar a América do Sul.