b) A relação entre cupins e protozoários é de que tipo? Por quê?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Mutualismo obrigatório
Explicação:
Visão geral:
Existem diferentes nomeações que os biólogos dão para interações entre espécies diferentes baseando-se no benefício, malefício ou indiferença para elas nesta interação. No caso exposto, em que o protozoário vive no intestino do cupim digerindo sua celulose, ambas as espécies se beneficiam com a interação e morrem se separarem, clássico mutualismo obrigatório.
2) Mutualismo:
Dentre as interações ecológicas interespecíficas (entre espécies diferentes) possíveis, o mutualismo é uma relação em que as duas espécies se beneficiam, (nenhuma delas fica neutra com a interação e e nenhuma delas é prejudicada) podendo a associação entre elas ser, ou não, obrigatória. Neste caso, é.
3) A relação entre protozoário e cupim:
O cupim se instala em madeiras e se alimenta delas. O principal polissacarídeo da madeira (e de todo o mundo) é a celulose. Assim como o amido e o glicogênio, outros polissacarídeos, a celulose é formada apenas por monômeros de glicose ligadas entre si. A ligação da celulose, no entanto, é diferente; é uma ligação β (beta) que os cupins não são capazes de quebrar (nem os humanos).
Aí que entram os protozoários presentes no intestino do cupim: eles recebem abrigo e proteção lá dentro ao passo que oferecem em troca a quebra das ligações β entre as glicoses da celulose, tornando possível para o cupim absorvê-las e utilizá-las na produção de ATP/energia. Sem o cupim, o protozoário morre solto. Sem o protozoário, o cupim morre sem poder se alimentar.