b) A localização geográfica teve importância na história de Bizâncio? Justifique.
Soluções para a tarefa
Resposta:
Bizâncio (em grego: Βυζάντιον; em latim: Byzantium) foi uma cidade da Grécia Antiga, fundada por colonos gregos da cidade de Mégara, em 658 a.C., que recebeu o nome de seu rei, Bizas ou Bizante (Βύζας ou Βύζαντας, em grego). Os romanos latinizaram o nome para Byzantium. A cidade veio a se tornar o centro do Império Bizantino, a parte oriental do Império Romano que falava o idioma grego, da Antiguidade tardia até a Idade Média, sob o nome de Constantinopla. Foi conquistada pelos turcos otomanos, em 1453, e passou a fazer parte do Império Otomano; em 1930 seu nome foi mudado novamente, e passou a se chamar Istambul.
Restos de colunas bizantinas da antiga acrópole de Bizâncio, onde se encontra atualmente o Palácio de Topkapı
Explicação:
A posição geográfica teve importância não só para Bizâncio, que ficava localizada na região dos Bálcãs, e sim para todas as sociedades, já que a posição geográfica influencia as formas como organizamos a nossa economia, a nossa cultura e até mesmo os conflitos militares.
No caso específico de Bizâncio, a sua posição, em um primeiro momento, beneficiou o desenvolvimento da região, já que se encontrava em uma região com fácil acesso ao Mar Mediterrâneo e o Mar Negro. Posteriormente, contudo, tornou-se impossível aos Bizantinos defender o seu território contra a invasão dos Otomanos, tendo o país sido anexado e o seu governo independente abolido.