b) A divisão histórica mais utilizada no ocidente é o quadripartismo europeu, que consiste na divisão do tempo histórico em quatro partes: Antiga, Média, Moderna e Contemporânea. Essa divisão da História, somada à noção de linearidade (proveniente da concepção de tempo judaico-cristã) é muito criticada pelos historiadores da atualidade. Pesquise em livros didáticos, na internet, entre outros recursos, as razões dessa divisão ser criticada.
Soluções para a tarefa
Resposta: A divisão da história dentro da perspectiva do quadripartismo europeu proporciona uma visão de mundo pautada em uma perspectiva limitada a um viés eurocêntrico. Esta visão acaba deixando o mundo sem sua diversidade, sua dinamicidade e sem as diferenças históricas regionais.
Explicação:
Esta crítica que se tornou bastante comum nos dias de hoje se dá por ser este um modelo eurocêntrico de dividir a história.
Como o modelo que usamos atualmente está organizado?
O modelo que usamos atualmente coloca justamente eventos da História Ocidental (Queda da Bastilha, Queda do Império Romano, Queda de Constantinopla, etc) como pontos de partida e de fim das "eras" históricas, como se a história do mundo estivesse atrelada apenas àquilo que aconteceu na Europa.
É no mesmo sentido que se fala em "Idade das Trevas", por exemplo, desconsiderando o que ocorria em outros locais do mundo.
Mais sobre o eurocentrismo em:
brainly.com.br/tarefa/20323632