avia na sociedade grega duas tendências antagônicas: uma para o universalismo e outra para o exclusivismo.Explique de que forma essas duas tendências se desenvolveram.
Soluções para a tarefa
Os estoicos dos séculos um e dois da era corrente foram um dos primeiros a prever um cosmopolitanismo com base na cultura romana. O universalismo político como o de Kant contraria o problema filosófico do ‘um e os outros’, pois defende a substituição dos países soberanos por uma comunidade supranacional.
Exclusivistas: Quem são?
São todos aqueles que usam a religião para se excluir da sociedade, que sejam exclusivistas, separatistas ou sectários e que acreditam que o Deus deles é o verdadeiro e o Deus das outras religiões é falso, aplicam-se em si mesmos conceitos morais e éticos que normalmente estão aquém do comportamento social como um todo.
As tendências antagônicas na sociedade grega não são um fenômeno novo. É um dos muitos fatores que contribuíram para a instabilidade econômica e social do país.
Como se desenvolveu o Universalismo e exclusivismo na sociedade grega?
- O universalismo é uma filosofia que acredita que todas as pessoas são iguais. É uma crença que surgiu na sociedade grega durante o século V aC e continuou a se desenvolver por séculos de mudanças sociais;
- Os exclusivistas acreditam que algumas pessoas merecem diferir das outras porque têm habilidades, talentos, religiões ou realizações únicas. Essa ideologia é frequentemente associada ao elitismo.
No entanto, com o passar do tempo, a sociedade grega tornou-se cada vez mais polarizada. Isso se deve em grande parte ao fato de haver tantas etnias diferentes na Grécia, incluindo os próprios gregos.
Aprenda mais sobre o universalismo e exclusivismo na sociedade grega em: https://brainly.com.br/tarefa/20713466