Pedagogia, perguntado por silmaraconteowen20, 1 ano atrás

Avanços e consensos na área de educação escolar indígena se deram tanto no plano legal quanto no plano administrativo. Todavia, ainda não se estruturou um sistema que atenda as necessidades educacionais dos povos indígenas de acordo com seus interesses, respeitando seus modos e ritmos de vida, resguardando o papel da comunidade indígena na definição e no funcionamento do tipo de escola que desejam. A impressão que se tem é que a educação escolar indígena caminha a passos lentos: avança-se em direção a algumas conquistas, mas inúmeros obstáculos se apresentam a cada momento. Nesse contexto, um registro deve ser feito: a educação escolar indígena virou uma pauta política relevante dos índios, do movimento indígena e de apoio aos índios. Deixou de ser uma temática secundária, ganhou importância à medida em que mobiliza diferentes atores, instituições e recursos. Encontros, reuniões e seminários têm se tornado recorrentes para a discussão da legislação educacional, de propostas curriculares para a escola indígena, de formação de professores índios, do direito de terem uma educação que atenda a suas necessidades e seus projetos de futuro. Hoje não mais se discute se os índios têm ou não que ter escola, mas sim que tipo de escola.
http://pib.socioambiental.org/pt/c/politicas-indigenistas/educacao-escolar-indigena/introducao
A partir destas informações, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas.
A legislação também tem colocado os índios e suas comunidades como os principais protagonistas da escola indígena, resguardando a elas o direito de terem seus próprios membros indicados para a função de se tornarem professores a partir de programas específicos de formação e titulação porque essas definições no plano jurídico ainda encontram-se mais como princípios do que como práticas que norteiam os processos de efetivação da escola no meio indígena. Várias são as amarras administrativas que retardam o processo, embora aqui se possa já vislumbrar um cenário diferente de alguns anos atrás.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.

a ) A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
b ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
c ) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d ) As asserções I e II são proposições falsas.
e ) As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I

Soluções para a tarefa

Respondido por lauranerd24
17
A. A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.

silmaraconteowen20: Obrigada Lauranerd24
ledars: a 1 é uma proposição verdadeira, e II também.
ledars: no pará os índios estudam em escolas municipais e estaduais. ainda há muito a avançar. no texto acadêmico que acabei de ler, esta segunda proposição é verdadeira, pois consta no artigo que li na íntegra.
silmaraconteowen20: obrigada a todos
silmaraconteowen20: a resposta correta é As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I
Perguntas interessantes