Português, perguntado por heueheueh, 1 ano atrás

Avalie minha redação em formato de cunho jornalistico (Manchete, lead e corpo).

Manchete: Da cor, do pecado.
Lead: O mundo jamais será tranqüilo enquanto não se extinguir o patriotismo da raça humana.

No final do dia, em casa, ao ligarmos a TV, acessarmos a internet ou escutarmos o rádio, deparamo-nos com reportagens e situações relacionadas ao racismo que se tornaram cotidianas. Seja em uma partida de futebol do campeonato Europeu, no atendimento de uma pessoa "mal vestida" em um restaurante, na exclusão social de um aluno em sua classe... Diversas são as situações de racismo. Até quando vamos encarar isso como uma ferida social que merece cuidados?

Se procurar em um dicionário a palavra racismo provavelmente encontrará que racismo é a convicção sobre a superioridade de determinadas raças, com base em diferentes motivações. Ou seja, nós estamos sujeitos ao racismo. Ferida que pulsa desde as dominações de impérios, nas quais os inimigos eram feitos escravos do vencedor, tornando-se um modo de impor o poder sobre os devastados; arrastou-se pela colonização do Brasil com os índios, no continente africano com os negros, na segregação de negros, judeus e homossexuais na segunda guerra com o nazismo, entre outros eventos. O próprio ser humano usa-o como instrumento de imposição de sua suposta superioridade que devasta várias gerações mudando apenas os seus supostos motivos de imposição.

O Estado brasileiro possui várias ferramentas que ajudam a coibir esse tipo de crime. A Constituição Federal traz em seu art. 5° que todas pessoas são iguais perante a lei, estendendo os direitos fundamentais a todos, indistintamente. O Código Penal brasileiro em seu art. 139° diz que quem difama alguém imputando-lhe fato ofensivo à sua reputação, honra objetiva, está sujeito a sanção penal e o art. 140° fala que quem injuriar alguém ofendendo-lhe a dignidade ou decoro, honra subjetiva, responderá a ação penal. A lei n° 7716/89 define os crimes resultantes de preconceito de raça ou de cor com suas respectivas penas. Tudo isso foi criado para favorecer um Estado social igualitário, penalizando quem usa o preconceito para se impor diante dos outros.

Infelizmente em nossa sociedade evoluída, ainda presenciamos, como espectadores ou vítimas, cenas de exclusão e depreciação de outras pessoas. Talvez uma falta de interesse público, na cobrança da lei, ou a banalização do tema racismo na sociedade venha contribuindo para sua perpetuação. Não bastar indignar-se com a reportagem ou a notícia de um ocorrido sobre o racismo, falta o dever de agir em nosso dia a dia diante de situações como essas usando as ferramentas que o Estado disponibiliza para seu combate.

Soluções para a tarefa

Respondido por Lúhgaúcha
6
Pra mim está muito bom, o seu texto.

heueheueh: Obrigado, lúh. Sua opinião foi bastante importante.
Respondido por larinhaferreira
5
Parabéns! Muito bom!
Se for para escola ou faculdade,você tem chances de tirar notas boas!
Perguntas interessantes