Avalie as seguintes asserções, quanto a sua veracidade, e a relação de sentido estabelecida entre elas:
I. Quando adquirimos mercadorias, materiais ou serviços a prazo, assumimos um ativo, portanto, somos credores de alguém que nos emprestou o seu Capital (dinheiro) em forma de mercadorias, materiais ou serviços.
PORQUE
II. Ao não efetuarmos o pagamento na data marcada, somos obrigados a remunerar esse capital com juros. A conta Juros Passivos representa, para a empresa, uma despesa financeira e, normalmente, é calculada por uma porcentagem pré-estabelecida que incide sobre o valor da dívida; esse percentual normalmente é mensal, porém nada impede que seja fixado em outro período qualquer.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta:
A)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
B)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa correta da I.
C)
As asserções I e II são proposições verdadeiras e complementares.
D)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa correta da I.
E)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A) A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Explicação:
Juros Passivos
O termo Juros Passivos, em contabilidade, será entendido como uma remuneração do capital de terceiros, que é paga quando ocorre inadimplência no resgate de obrigações por parte da empresa.
----------------------------------------------------------------------------------------------
Quando adquirimos mercadorias, materiais ou serviços a prazo, assumimos uma dívida, portanto, somos devedores de alguém que nos emprestou o seu Capital (dinheiro) em forma de mercadorias, materiais ou serviços. Ao não efetuarmos o pagamento na data marcada, somos obrigados a remunerar esse capital com juros.
A conta Juros Passivos representa, para a empresa, uma despesa financeira e, normalmente, é calculada por uma porcentagem pré-estabelecida que incide sobre o valor da dívida; esse percentual normalmente é mensal, porém nada impede que seja fixado em outro período qualquer.