Avalie as afirmativas abaixo sobre a reforma tributária brasileira de 1966:
I - Um dos aspectos mais importantes da reforma tributária de 1966 foi o aumento do número de contribuintes ao imposto de renda. Entre 1965 e 1969, o número de pessoas que contribuíam passou de 400 mil para 1,5 milhão.
II - Um dos pontos mais criticados do sistema tributário de 1966 foi a alteração da distribuição dos tributos entre as esferas do governo. Houve uma centralização dos recursos na esfera federal, que ficou responsável por arrecadar a maioria dos tributos o que aumentou a dependência de transferência do nível federal para os níveis estaduais e municipais.
III - Aos estados foram destinados o IPTU (imposto predial e territorial urbano) e o IPVA (imposto sobre propriedade de veículo automotor), enquanto os municípios ficaram responsáveis por recolher o ISS (imposto sobre serviços).
Soluções para a tarefa
Respondido por
1
No que diz respeito a Reforma Tributária de 1966, as afirmativas abaixo trazem afirmações corretas:
- II - Um dos pontos mais criticados do sistema tributário de 1966 foi a alteração da distribuição dos tributos entre as esferas do governo. Houve uma centralização dos recursos na esfera federal, que ficou responsável por arrecadar a maioria dos tributos o que aumentou a dependência de transferência do nível federal para os níveis estaduais e municipais.
- I - Um dos aspectos mais importantes da reforma tributária de 1966 foi o aumento do número de contribuintes ao imposto de renda. Entre 1965 e 1969, o número de pessoas que contribuíam passou de 400 mil para 1,5 milhão.
A alternativa abaixo está incorreta já que:
- O IPTU (Imposto predial e territorial urbano) foi destinado aos municípios.
Espero ter ajudado!
Perguntas interessantes
Física,
9 meses atrás
Português,
9 meses atrás
Matemática,
9 meses atrás
Saúde,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Física,
1 ano atrás
Artes,
1 ano atrás