Avalie as afirmativas a seguir sobre a visão preventiva da Medicina. Assinale a correta. a. Será a visão preventiva da Medicina que ampliará a conceituação de saúde, deixando de focalizar no indivíduo. b. A visão predominantemente preventiva da Medicina foi dando lugar a uma visão curativa e coletiva, que considera aspectos ambientais e epidemiológicos no entendimento da relação saúde-doença. c. Essa visão preventiva em saúde rompe com as capacidades físico-funcionais e de bem-estar físico e mental dos indivíduos, e destaca a necessidade de mudanças de comportamento para adoção de estilos de vida saudáveis. d. A abordagem preventiva passa a incluir aspectos socioeconômicos, educacionais, culturais, políticos e psicológicos para além dos biológicos, como fatores determinantes de saúde dos indivíduos, e tratar a capacitação/empoderamento e a participação efetiva na promoção de saúde como um recurso para melhores condições de vida. e. Podemos estabelecer relações entre distintas concepções e possibilidades de articulação entre conceitos de saúde e de educação. De fato, tanto há perspectivas e tendências no campo caracterizadas por princípios e práticas de inspiração crítica, quer dizer, voltadas à construção de formas de transformação social, quanto aquelas que estão associadas a estratégias de controle e de ajuste dos indivíduos a padrões normativos.
Soluções para a tarefa
Resposta:
e. Podemos estabelecer relações entre distintas concepções e possibilidades de articulação entre conceitos de saúde e de educação. De fato, tanto há perspectivas e ten
Explicação:
Essa é a correta no gabarito.
Resposta:
Podemos estabelecer relações entre distintas concepções e possibilidades de articulação entre conceitos de saúde e de educação. De fato, tanto há perspectivas e tendências no campo caracterizadas por princípios e práticas de inspiração crítica, quer dizer, voltadas à construção de formas de transformação social, quanto aquelas que estão associadas a estratégias de controle e de ajuste dos indivíduos a padrões normativos.
Explicação:
A visão predominantemente curativa da Medicina foi dando lugar a uma visão preventiva, que considera aspectos ambientais e epidemiológicos no entendimento da relação saúde-doença. Essa visão em saúde equaciona um conjunto de capacidades físico-funcionais e de bem-estar físico e mental dos indivíduos e destaca a necessidade de mudanças de comportamento para adoção de estilos de vida saudável. No entanto, embora ampliem a conceituação de saúde, continuam a focalizar no indivíduo. As abordagens socioambientais que passarão a incluir aspectos socioeconômicos, educacionais, culturais, políticos e psicológicos, para além dos biológicos, como fatores determinantes de saúde dos indivíduos e tratar a capacitação/empoderamento e a participação efetiva na promoção de saúde como um recurso para melhores condições de vida. Podemos estabelecer relações entre distintas concepções e possibilidades de articulação entre conceitos de saúde e de educação. De fato, tanto há perspectivas e tendências no campo caracterizadas por princípios e práticas de inspiração crítica, quer dizer, voltadas à construção de formas de transformação social, quanto aquelas que estão associadas a estratégias de controle e de ajuste dos indivíduos a padrões normativos.