Avalie as afirmações sobre os gêneros textuais relato de viagem e guia de viagem, e assinale com V as verdadeiras e F as falsas e justifique
V F
(A)
Um guia de viagem tem como intenção divulgar e promover o turismo em determinada cidade ou região de um país.
V F
(B)
Em um relato de viagem, a narração é feita em primeira pessoa e usam-se recursos linguísticos que expressam emoções.
V F
(C)
O objetivo de um guia de viagem é apresentar informações sobre determinado lugar, orientando possíveis turistas sobre os serviços e as atrações turísticas locais.
V F
(D)
Tanto o guia de viagem como o relato de viagem podem ser publicados em diversos suportes: jornais, revistas, livros e sites da Internet, por exemplo.
V F
(E)
Relato de viagem e guia de viagem diferenciam-se na linguagem característica. Apenas no primeiro utiliza-se a norma-padrão.
Soluções para a tarefa
(A) Um guia de viagem tem como intenção divulgar e promover o turismo em determinada cidade ou região de um país.
Verdadeiro. Como o guia vai falar acerca dos pontos turísticos e do lado positivo de visitar aquela cidade, há uma divulgação e uma promoção simultâneas.
(B) Em um relato de viagem, a narração é feita em primeira pessoa e usam-se recursos linguísticos que expressam emoções.
Verdadeiro. Além de ser um relato pessoal, demonstra as emoções vividas na viagem.
(C) O objetivo de um guia de viagem é apresentar informações sobre determinado lugar, orientando possíveis turistas sobre os serviços e as atrações turísticas locais.
Verdadeiro. Como o próprio nome sugere, o guia de viagem é um documento que vai colaborar com o passeio dos visitantes em função dos locais que ali existem.
(D) Tanto o guia de viagem como o relato de viagem podem ser publicados em diversos suportes: jornais, revistas, livros e sites da Internet, por exemplo.
Verdadeiro. Atualmente, é possível relatar uma viagem e publicar nas diversas mídias existentes. Além disso, existem diversos guias pela internet, em livros e nos demais meios.
(E) Relato de viagem e guia de viagem diferenciam-se na linguagem característica. Apenas no primeiro utiliza-se a norma-padrão.
Falso. É importante que a norma-padrão da Língua seja utilizada em ambos os excertos.