Avalie a seguinte situação:
Um professor decide punir determinada classe de alunos, pois eles se comportaram mal durante aquele mês. A oportunidade ideal que o professor vê para concretizar isso é a próxima avaliação, sendo assim ele aplica uma prova difícil e que não promove uma reflexão significativa sobre a linguagem em uso.
Sobre essas práticas inadequadas, assinale aquelas que devem ser evitadas na escola.
I – A escola deve ser um espaço apenas de transmissão de conhecimento (avaliação como medida).
II – A provas devem valorizar habilidades memorísticas (avaliação como medida).
III – As provas devem valorizar práticas contínuas de aprendizagem (avaliação como problemática de sentido).
IV – A escola deve promover diversas formas de avaliação (avaliação como problemática de sentido).
A(s) prática(s) inadequada(s) é/são:
Alternativas
Alternativa 1:
I, apenas.
Alternativa 2:
I e II, apenas.
Alternativa 3:
II e III, apenas.
Alternativa 4:
II e IV, apenas.
Alternativa 5:
III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Alternativa 5: III e IV, apenas.
A avaliação tem como objetivo entender como esse aluno aprendeu o conteúdo, que vai além daquela tradicional que é realizada sob notas e conceitos.
Dessa forma, a avaliação passa a ter papel fundamental na formação do estudante. A mesma deve ser compreendida como parte integrante e intrínseca ao processo de educação.
Com isso, não basta fazer uma prova para ver se o aluno realmente aprendeu, mas entender como o mesmo trabalha no seu dia a dia, o seu comportamento.
Portanto o professor não deve se prender a um resultado de uma prova, mas avaliar o aluno em sua totalidade.
Bons estudos!
Resposta:
Alternativa 1 e 2, apenas. ou seja, alternativa B é a correta.
Explicação:
Tendo em vista que o comando da questão elenca aspectos negativos no ato de avaliar e, ao mesmo tempo, questiona acerca das práticas inadequadas neste processo, é possível, portanto, entender que as práticas inadequadas são as descritas nas alternativas 1 e 2, pois:
I- A escola não deve ser apenas um espaço de transmissão do conhecimento, ,já que deve aproximar-se da realidade dos discentes visando um processo de ensino-aprendizagem efetivo e que seja passível de reflexão sobre o que lhes é transmitido.
Além disso,
II- As provas não devem valorizar apenas habilidades memorísticas, uma vez que este tipo de avaliação não promove uma contextualização acerca do conteúdo que é ensinado.
Portanto, consideradas tais situações, é certo dizer que as práticas supracitadas são incompatíveis, ou inadequadas, para a promoção de uma reflexão significativa sobre a linguagem.