Avalie a relação e a dependência política entre o governo federal, estadual (grandes
fazendeiros) e coronéis, durante o período da República Café com Leite.
Soluções para a tarefa
Olá, tudo bem?
⎆ O que foi a política do café com leite?
Esse período da República Brasileira é considerado como um momento no qual as oligarquias dominavam o cenário político, ainda na República Velha. Foi marcado pela alternância de presidentes oriundos de São Paulo e Minas Gerais e pela troca de favores políticos entre presidentes e governadores. O nome dessa política é justificável devido o fato de, à época, São Paulo ser um grande produtor de café e Minas Gerais ser um grande produtor de leite, além de ser o maior polo eleitoral do país.
⎆ Quem eram os coronéis?
Os coronéis eram os grandes proprietários rurais, eles concediam favores às camadas menos favorecidas e, por isso, possuíam poder político em determinada região, visto que em troca desses favores as pessoas pobres deveriam votar no candidato que o coronel desejasse (voto de cabresto).
⎆ Qual a relação entre os governos e os coronéis?
Como os coronéis tinham as "ferramentas" para conseguir votos, eles poderiam atuar fortemente nos resultados das eleições. No que se refere a dependência entre os Governos Estaduais e o Governo Federal, podemos citar a troca de favores que ocorriam da seguinte forma: o governador ordenava que os deputados de seu estado votassem, no Congresso, a favor das medidas propostas pelo presidente, esse retribuia através da diplomação de deputados pertencentes ao partido do governador em questão.
Leia mais em:
O tenentismo e as políticas oligárquicas.
☞ https://brainly.com.br/tarefa/24957032
Espero ter ajudado :-) Bons estudos!