Avalie a importância do café para a economia brasileira durante a Primeira República e os problemas por conta da superprodução
Soluções para a tarefa
o café foi o principal produto da economia brasileira no século 19 o ciclo cafeeiro atuou ou autuou a ordem política do país. o poder estava nas mãos dos senhores ou barões do café os quais mandaram e desmandar em sua terras. essa estrutura política enfraquecer a legitimidade dos estados brasileiros que ficavam sem nenhum tipo de liberdade
O Brasil tinha sua econômica baseada no café, na época ele era o maior importador deste produto.
Portanto o Brasil podia facilmente controlar os preços pois ele detinha o controle sobre grande parte da oferta mundial desse produto.
Porém em 1896 houve uma safra recorde de 14 milhões de sacas e o preço do café caiu. A queda continuou no ano seguinte. Os baixos preços do café tornavam a balança de pagamentos desfavorável, o que impossibilitava o governo de saldar as dívidas com os credores estrangeiros.
Ou seja havia muito produto no mercado e quando isso acontece o produto é desvalorizado por conta de haver muita oferta para uma demanda inferior.
Portanto havia firmado uma crise e como resposta o governo criou o convênio de Taubaté.
A medida tomada pelo governo foi comprar toda a produção para gerar estoques reguladores. Quando o preço do café abaixava muito, o governo comprava o excedente de café e estocava. Esperava-se a alta do preço do café e então os estoques eram liberados. Esta política mantinha o preço do café, principal produto de exportação, sempre em alta e garantia os lucros dos fazendeiros de café.
Isso se chamou “política de valorização do café”.
Espero ter ajudado :)
fonte de pesquisa: https://goo.gl/w9uE5S