História, perguntado por naahvictoriayy, 5 meses atrás

Avalie a afirmação do ex-líder soviético, Mikhail Gorbachev, em 8 de novembro de 2014, durante a celebração do 25 anos da queda do muro de Berlim​

Soluções para a tarefa

Respondido por pablojoseslv
2

Diz respeito a quebra de confiança entre os EUA e a Rússia e a eminência de novos conflitos.

Respondido por pabloeqbio
1

A afirmação dada por Mikhail Gorbachev em 2014 é de que "O mundo está à beira de uma nova Guerra Fria". O motivo de o ex-líder soviético ter dado a declaração está no que ele chama de ruptura de confiança com a Rússia por parte, principalmente, dos EUA. Ele acusa o Ocidente de não cumprir as promessas e acordos realizados ao fim da Guerra Fria e mostra preocupação com as novas ações de cunho imperialistas dos EUA.  A expansão da OTAN, por exemplo, foi um fator que levou Gorbachev a dar a declaração e também culminou em conflitos maiores, como a guerra entre Rússia e Ucrânia.

O que foi a Guerra Fria?

A Guerra Fria foi um conflito político e ideológico que aconteceu na segunda metade do século XX e teve como principais atores os Estados Unidos e a União Soviética. O cerne dos conflitos da ocorridos durante o período da Guerra Fria estava na disputa pela hegemonia mundial dos sistemas econômicos Capitalistas e Socialistas.

A principal característica do período de Guerra Fria foi a polarização ocorrida em todo o mundo, dividindo o planeta entre os polos socialistas, aliados à União Soviética e capitalistas, aliados aos EUA. Além disso, a corrida armamentista e a corrida espacial foram fenômenos também acontecidos durante a Guerra Fria e que acabaram por caracterizá-la.

Entenda mais sobre a Guerra Fria aqui: https://brainly.com.br/tarefa/9220903

#SPJ9

Perguntas interessantes