Avalie a ação da comunidade de Ouro Preto acionando o Ministério Público para exigir a permanência de uma obra de arte no seu local de origem.
Soluções para a tarefa
O busto de São Boaventura, obra de arte produzida por Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho, para a Igreja de São Francisco de Assis, deverá permanecer sob a guarda da Arquidiocese de Mariana, no Museu Aleijadinho, em Ouro Preto, na região Central de Minas. A decisão foi emitida nessa terça-feira (28), pela 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG).
O pedido para a permanência do busto foi feito pelo Ministério Público de Minas Gerais (MPMG). A peça ficará no local até que haja pronunciamento final da Justiça, no processo movido por um colecionador paulista, que já teve a posse da arte, e pede a devolução da mesma.
Segundo o MP, a nova decisão cassa a ordem de devolução da peça ao colecionador paulista, dada em 12 de junho de 2014, pela 1ª Vara Cível de Ouro Preto. O argumento era de que a apreensão só se justificava para fins de produção de prova pericial, que já estava encerrada, e que não havia motivo para a peça permanecer na cidade, devendo ser levada de volta para Amparo-SP, onde havia sido apreendida pela Polícia Federal em maio de 2010.