Avaliando a estrutura do Sistema Financeiro Nacional, podemos afirmar que fazem parte dos órgãos normativos:
a) Banco Central do Brasil, Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Comissão de Valores Mobiliários
b)Conselho Monetário Nacional (CMN), Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC) e Comissão de Valores Mobiliários (CVM)
c)Conselho Monetário Nacional (CMN), Comissão Nacional de Seguros Privados (CNSP), Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC)
D)Banco Central do Brasil (Bacen ou BCB), Comissão Nacional de Seguros Privados (CNSP), Conselho Nacional de Previdência Complementar (CNPC)
Soluções para a tarefa
Resposta:
Letra (C)
Explicação:
Sistema Financeiro Nacional (SFN) é formado por um conjunto de entidades e instituições que promovem a intermediação financeira, isto é, o encontro entre credores e tomadores de recursos. É por meio do sistema financeiro que as pessoas, as empresas e o governo circulam a maior parte dos seus ativos, pagam suas dívidas e realizam seus investimentos.
O SFN é organizado por agentes normativos, supervisores e operadores. Os órgãos normativos determinam regras gerais para o bom funcionamento do sistema. As entidades supervisoras trabalham para que os integrantes do sistema financeiro sigam as regras definidas pelos órgãos normativos. Os operadores são as instituições que ofertam serviços financeiros, no papel de intermediários.
Entenda o papel detalhado de cada segmento no quadro abaixo.
Diretrizes para o sistema
O Conselho Monetário Nacional (CMN) é o órgão normativo responsável pela formulação da política da moeda e do crédito, ou seja, é a instância de coordenação da política macroeconômica do governo federal. É no CMN em que se decide a meta para a inflação, as diretrizes para o câmbio e as normas principais para o funcionamento das instituições financeiras, entre outras atribuições.
Compete ao Banco Central do Brasil (BCB) garantir o cumprimento das normas do CMN. O BC monitora e fiscaliza o sistema financeiro e executa as políticas monetária, cambial e de crédito.