Avaliando a base para os princípios éticos seguidos por uma pessoa cristã, consideramos:
Os Dez Mandamentos, além de serem vistos pelos cristãos como um manual de comportamento humano e social, também servem para apontar aos mesmos uma orientação para o cumprimento de papéis ou funções para o bom exercício do amor cristão.
A tradição cristã mostra que os mandamentos que se dirigem a Deus, entre outras coisas, proíbem que se tome o seu santo nome para amaldiçoar, jurar, praticar a feitiçaria, mentir ou enganar.
III. A mesma tradição, quando trata do amor ao próximo, afirma que esta dimensão é de menor importância, afinal como a salvação é uma conquista individual, a sua vida também pode ser mais egocêntrica, desobrigando o cristão a valorizar o princípio da alteridade.
O princípio conhecido no Cristianismo como Lei de Talião, muito utilizado no Antigo Testamento, foi reafirmado por Jesus, que orienta os cristãos a criarem uma sociedade mais justa a partir do “olho por olho, dente por dente”.
A ética social cristã procura aplicar os seus princípios na sociedade defendendo a regra de ouro: amar o próximo como a si mesmo, tratando os outros como gostaria de ser tratado. Este é o chamado “princípio de reciprocidade”.
Verdadeiras as alternativas:
a) II, III e V.
b) I, III e IV.
c) I, II e V.
d) I, III e V.
e) III, IV e V.
veigadocarmon:
preciso de ajuda tambem
Soluções para a tarefa
Respondido por
0
Resposta:
c
Explicação:
Perguntas interessantes
Português,
7 meses atrás
Português,
7 meses atrás
Pedagogia,
10 meses atrás
Matemática,
10 meses atrás