História, perguntado por alexandra103nev, 1 ano atrás

Avaliação no Sistema Educacional Brasileiro Em nossos estudos vimos que o sistema de avaliações são aplicadas no Brasil desde a década de 1930. No entanto, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi implantado no país a partir da década de 1990, período em que o Brasil passava pela Reforma do Estado e que aderia ao modelo neoliberal. Vale ressaltar que, o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) implantado foi construído nesta base ideológica capitalista, que visa “[...] regular e controlar o Sistema Nacional de Ensino, bem como as políticas públicas educacionais” (LOPES; SOUZA; OLIVEIRA, 2018, p. 184). LOPES, Mara Cecília Rafael; SOUZA, Vânia de Fátima Matias de; OLIVEIRA, Caroline Mari de. Políticas Educacionais e Organização da Educação Básica. Maringá-Paraná: Unicesumar, 2018. Diante deste contexto, elabore seu MAPA, apresentando um texto argumentativo que contemple as seguintes abordagens: -Quais são as características implantadas no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) que caracterizam o neoliberalismo? -Sabe-se que uma modernização no Sistema Nacional de Avaliação era necessário. Contudo, você acredita que a base teórica no qual o Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) foi criado, atende a formação de cidadãos críticos e reflexivos, a partir de uma formação humana e não com foco apenas no mercado de trabalho?Justifique sua opinião.

Soluções para a tarefa

Respondido por EduardoPLopes
0
Olá, tudo bem?

Esta é uma questão de opinião, de modo que você terá que dar a sua. 

O SAEB é um programa que se concentra apenas em um ponto: resultados.

Poderia ser considerado como um programa neoliberal, embora tal descrição seja um tanto quanto estranha e, me parece, fora de lugar, por ignorar todos os demais aspectos da educação e se concentrar apenas em seus resultados e aspectos mensuráveis. 

Outro problema é que o SAEB promove competição por recursos entre as escolas, de modo que as escolas que já possuíam bons resultados antes tenderão a tomar para si boa parte dos recursos depois, e isto fortalece o caráter excludente e formador de elites, que poderia ser consirerado algo simpático ao neoliberalismo, do programa.

Um sistema como estes certamente não ajuda na formação de agentes críticos: uma turma que é ensinada com vistas à uma prova só será ensinada a responder esta prova, e não a enxergar a sociedade criticamente.
Perguntas interessantes