AVA
Em uma atividade física intensa e prolongada, a pessoa começa a sentir dores musculares, cãibras e fadiga. Um dos responsáveis por esse quadro é o acúmulo de lactato ou ácido láctico, decorrente de um fluxo sanguíneo insuficiente para atender as demandas metabólicas dos músculos esqueléticos.
Considerando as informações apresentadas e nos seus conhecimentos sobre o assunto, analise as afirmativas a seguir:
I. Em situação de anóxia ou hipóxia, ocorre acúmulo de NADH e consumo de NAD+. Esse desequilíbrio entre as quantidades de NADH e NAD+ inibe a glicólise, a única via produtora de energia que não precisa de oxigênio.
II. Durante o repouso, o lactato formado durante a fermentação não tem utilidade para o organismo, precisando ser eliminado para evitar o seu acúmulo no sangue. O risco é de acidemia, por isso, o lactato é totalmente eliminado pela urina.
III. Na fermentação, o piruvato é reduzido à lactato, em uma reação catalisada pela lactato desidrogenase, permitindo a oxidação de NADH à NAD+. Com NAD+ disponível, a glicólise continua funcionando nas células.
IV. O lactato formado durante a fermentação é removido da circulação sanguínea pelo fígado, onde é substrato para a gliconeogênese. Em seguida, a glicose formada no fígado é utilizada para repor o estoque de glicogênio nos músculos. Esse é o ciclo de Cori.
Considerando o contexto apresentado, é correto o que se afirma em:
Escolha uma:
a.
I, II e III, apenas.
b.
I, II e IV, apenas.
c.
I, III e IV, apenas.
d.
I, II, III e IV.
e.
II, III e IV, apenas.
Soluções para a tarefa
Resposta:
I, III e IV, apenas.
Explicação:
CORRIGIDO PELO AVA.
Sabendo sobre o processo de respiração celular e fermentação nos músculos, pode-se afirmar que com a falta de oxigênio o processo de glicólise é interrompido. Além disso, sabe-se que na fermentação láctica o piruvato é convertido em lactato para que a glicólise continue ocorrendo. Por fim, pelo Ciclo de Cori, o lactato formado na fermentação é convertido em reserva energética pelo fígado. Portanto, as alternativas corretas são I,III e IV (opção E).
Metabolismo energético
No organismo humano, pode-se afirmar que há dois tipos de processos principais para gerar energia, sendo eles a respiração celular e a fermentação láctica. No primeiro caso, é necessário a presença de oxigênio (aeróbico). No segundo, não há necessidade desse gás mas a eficiência energética é menor.
Saiba mais sobre metabolismo energético em: brainly.com.br/tarefa/20622473
#SPJ2