Av2 - Práticas Pedagógicas em Matemática: Modelagem e Resolução de Problemas
1)Para Quintas (2009) a utilização de jogos de caráter essencialmente pedagógico permite desenvolver mais que conhecimentos cognitivos, possibilitando um desenvolvimento integral dos alunos. Nesse desenvolvimento integral, dentre os exemplos citados por ele, temos:
I. Em qualquer jogo de grupo a comunicação é estimulada, quer no papel de emissor, quer no de receptor.
II. Alguns jogos contribuem efetivamente para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio.
III. O jogo desenvolve a autonomia, quer em termos cognitivos, quer afetivos.
IV. Os jogos podem contribuir para o desenvolvimento de uma cultura de respeito recíproco e ética.
Estão corretas as afirmativas:
Alternativas:a)I, II e III.b)I, II e IV.c)I, III e IV.d)II, III e IV.e)I, II, III e IV.
2)Van de Walle (2001) declara que, na metodologia de resolução de problemas, o professor precisa adotar uma postura propositiva, sendo responsável por criar essa atmosfera para o bom funcionamento da aula, sendo a aula dividida em três partes principais: (A) antes, (D) durante e (P) depois. Classifique cada uma das afirmativas a seguir, segundo cada uma dessas três partes:
( ) O professor deve engajar a turma por meio de uma fala produtiva e ajudar os estudantes a trabalhar como uma comunidade de aprendizes.
( ) O professor precisa descobrir como diferentes alunos ou grupos estão pensando, que ideias estão desenvolvendo e como estão abordando o problema.
( ) O professor deve preparar os estudantes mentalmente para trabalharem sobre o problema e pensar sobre os tipos de ideias que mais os ajudarão.
( ) Deve-se dar oportunidade aos estudantes para trabalhar sem a direção do professor. O professor deve dar a eles a chance de desenvolver suas próprias ideias e não simplesmente seguir diretrizes.
( ) A reflexão não precisa parar quando o problema está resolvido, pois é essa a hora de encorajar a análise das resoluções, dos métodos e das extensões.
Assinale a alternativa que apresenta, respetivamente, a resposta correta:
Alternativas:a)A, D, A, P, D.b)A, P, D, P, A.c)D, P, A, A, P.d)P, D, A, D, P.e)P, A, A, P, D.
3)Considerando as possibilidades psicopedagógicas do jogo, segundo Grando (1995), analise e classifique cada uma das afirmativas a seguir como verdadeira (V) ou falsa (F):
( ) O raciocínio durante o jogo abrange o risco, a ousadia, propiciando espaço para levantar hipóteses, criar estratégias e testá-las, desenvolvendo a criatividade.
( ) O jogo envolve a história de vida do participante, que leva em conta suas experiências anteriores ao elaborar uma hipótese e/ou estratégia.
( ) Jogos na educação matemática favorece o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas ao possibilitar a investigação, aplicação e explicação de conceitos presentes no jogo.
( ) A competição própria dos jogos confere competividade e promove interesse e envolvimento dos estudantes, contribuindo para suas auto defesas, porém interferindo negativamente no desenvolvimento cognitivo e socioafetivo.
( ) O jogo, como estratégia de ensino-aprendizagem, permite aos estudantes vivenciarem situações de conflitos e desenvolverem atitudes e estratégias que os ajudarão a lidar com situações semelhantes fora da escola.
Assinale a alternativa que apresenta, respectivamente, a resposta correta:
Alternativas:a)V, V, V, V, V.b)V, V, F, F, F.c)V, V, V, F, V.d)F, F, F, V, V.e)F, F, V, V, F.
Soluções para a tarefa
Respondido por
14
Resposta:
1- E
2- D
3- C
4- A
5- D
Corrigida pelo AVA 2021
Explicação passo-a-passo:
anasanti:
As alternativas estão todas corretas. Obrigada pela ajuda Poollindo!
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