Av2 - Práticas Pedagógicas em Matemática: Modelagem e Resolução de Problemas 2020
1) Grando (1995) argumenta que o trabalho com jogos como estratégia de ensino-aprendizagem faz muito sentido nos tempos atuais, principalmente quando se atribui ao planejamento dessa estratégia um papel fundamental. Com base nessa estratégia de ensino-aprendizagem analise os itens que seguem.
I. Segundo a autora uma possibilidade psicopedagógica é que a competição, característica inerente ao jogo, promove o desinteresse e a falta de envolvimento dos alunos.
II. Segundo a autora, o raciocínio no jogo propicia espaço para levantar hipóteses, criar estratégias e testá-las, de modo a desenvolver a criatividade e o poder da fantasia.
III. Segundo a autora, o jogo não leva em conta as experiências anteriores, dos alunos, ao elaborar uma hipótese e/ou estratégia.
Referência: GRANDO, R. C. O jogo suas possibilidades metodológicas no processo de ensino-aprendizagem de matemática. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas (SP).
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Apenas o item I está correto.
b)
Apenas o item II está correto.
c)
Apenas o item III está correto.
d)
Apenas os itens I e III estão corretos.
e)
Apenas os itens II e III estão corretos.
2)
Utilizar jogos em sala de aula pode ser uma ótima estratégia para o ensino de matemática. Grando (1995) destaca que apesar de ter vantagens o uso de jogos em sala de aula também possui suas desvantagens. Com base nessas vantagens e desvantagens do uso do jogo em sala de aula, classifique os itens que seguem em verdadeiros (V) ou falsos (F).
I. ( ) Uma das vantagens do uso do jogo em sala de aula é o desenvolvimento de estratégias de resolução de problemas.
II. ( ) Uma das desvantagens do uso do jogo em sala de aula é que devido a competitividade, o jogo se transforma em fator desmotivacional para os alunos.
III. ( ) O uso de jogo em sala de aula pode propiciar a significação para conceitos que aparentemente são incompreensíveis.
Referência: GRANDO, R. C. O jogo suas possibilidades metodológicas no processo de ensino-aprendizagem de matemática. 1995. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas. Campinas (SP).
Assinale a alternativa que contém a sequência correta.
Alternativas:
a)
I.V; II. F; III. V.
b)
I.V; II. V; III. V.
c)
I.V; II. F; III. F.
d)
I.F; II. F; III. V.
e)
I.F; II. V; III. F.
3)
Quintas (2009) argumenta que a utilização de jogos de caráter essencialmente pedagógico permite desenvolver mais que conhecimentos cognitivos, possibilitando um desenvolvimento integral dos alunos. Com base nessas informações, analise os itens que segue.
I. Segundo o autor, o jogo proporciona o espírito de inciativa privilegiando uma postura ativa.
II. Segundo o autor, alguns jogos contribuem efetivamente para o desenvolvimento da capacidade de raciocínio.
III. Segundo o autor, apesar de todas as vantagens o jogo não é capaz de desenvolver a autonomia em termos afetivos.
Referência: QUINTAS, A. B. N. A aprendizagem da matemática através dos jogos. 2009. Dissertação (Mestrado em Inovação, Ciência e Tecnologia). Porto (Portugal), Universidade Portucalense Infante D. Henrique.
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Apenas o item I está correto.
b)
Apenas o item II está correto.
c)
Apenas o item III está correto.
d)
Apenas os itens I e II estão corretos.
e)
Apenas os itens II e III estão corretos.
4)
A dissertação de Pereira (2017) faz uma ampla revisão bibliográfica sobre o ensino de Geometria e ainda sobre a modelagem matemática aplicada ao ensino desse conteúdo. Com base nas ideias desse autor analise as afirmações que segue.
I. Para o autor, a modelagem matemática propicia o contato do aluno com o seu ambiente de estudo e com situações-problema.
II. Para o autor, a modelagem matemática propicia a formação integral do aluno, desenvolvendo tanto habilidades de socialização quanto capacidades de curiosidade e investigação.
III. Para o autor, a modelagem matemática propicia a interação diferencia do aluno com a aprendizagem e com a Matemática.
Referência: PEREIRA, L. D. Projetos de modelagem matemática no ensino para aprendizagem de geometria espacial no 2º ano do Ensino Médio. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Educação Matemática) - Universidade Federal de Ouro Preto, Ouro Preto (MG).
Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
Apenas a afirmação III está correta.
b)
Apenas as afirmações I e II estão corretas.
c)
Apenas as afirmações I e III estão corretas.
d)
Apenas as afirmações II e III estão corretas.
e)
As afirmações I, II e III estão corretas.
Soluções para a tarefa
Respondido por
3
Resposta:
Av2 - Práticas Pedagógicas em Matemática: Modelagem e Resolução de Problemas 2020 respostas 1e/ 2a/3d/4e/5c conferido pelo AVA.
Explicação passo-a-passo:
Perguntas interessantes
Administração,
6 meses atrás
Artes,
6 meses atrás
Matemática,
6 meses atrás
Filosofia,
10 meses atrás
Artes,
10 meses atrás
Física,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás