AV2 - Literatura InfantoJuvenil
1)Leia o trecho a seguir, tirado da obra Menino de Engenho, sobre as narrativas da velha Totônia.
As suas histórias para mim valiam tudo. Ela também sabia escolher o seu auditório. Não gostava de contar para o primo Silvino, porque ele se punha a tagarelar no meio das narrativas. Eu ficava calado, quieto, diante dela. Para este seu ouvinte a velha Totonha não conhecia cansaço. Repetia, contava mais uma, entrava por uma perna de pinto e saía por uma perna de pato, sempre com aquele seu sorriso de avó de gravura dos livros de história. E as suas lendas eram suas, ninguém sabia contar como ela. Havia uma nota pessoal nas modulações de sua voz e uma expressão de humanidade nos reis e nas rainhas dos seus contos.
(REGO, José Lins do. Menino de engenho. Rio de Janeiro: José Olímpio, 2006. p. 65.)
O relato do menino mostra que ele apreciava as histórias contadas, porém, vemos que ele contraria um dos preceitos relativos ao contar histórias.
Assinale a alternativa que apresenta esse preceito:
Alternativas:
a)Contar histórias é diferente de ler histórias, pois o foco é a oralidade, o modo de falar.
b)Contar histórias é diferente do teatro, pois o foco é a performance da voz do narrador.
c)Para contar histórias, não se pode usar slides ou outras tecnologias.
d)Contar histórias pressupõe o envolvimento e a participação do ouvinte.
e)É bom evitar as descrições imensas e cheias de detalhes ao contar uma história.
2)Leia estas asserções, trechos de Walter Ong na obra Oralidade e cultura escrita de 1988:
"O conhecimento exige um grande esforço e é valioso, e a sociedade tem em alta conta aqueles anciãos e anciãs sábios que se especializam em conservá-lo, que conhecem e podem contar as histórias dos tempos remotos.",
E,
"Pelo fato de armazenar o conhecimento fora da mente, a escrita e mais ainda a impressão tipográfica deprecia as figuras do sábio ancião, repetidor do passado, em favor de descobridores mais jovens de algo novo."
(ONG, Walter. Oralidade e cultura escrita. Tradução de Enid Abreu Dobránsky. São Paulo: Papirus, 1998, p. 52.)
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.
b)As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é um complemento da I.
c)A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
d)A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)As asserções I e II são proposições falsas.
3)
Leia, analise e resolva:
Vimos que paródia, de acordo com Sant´Ana (1991), se dá nos produtos (filmes, livros, contos, poemas) que reescrevem outros textos, apresentando um desvio em relação ao modelo seguido, os quais podem propor um questionamento na forma da comicidade e/ou ironia.
Considere os filmes a seguir:
I) A Bela Adormecida.
II) Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho.
III) Encantada.
IV) Cinderela.
De acordo com o texto, alguns dos filmes citados podem ser considerados paródias de contos de fadas.
É correto o que se afirma em:
Alternativas:
a)apenas I e II.
b)apenas I, II e III.
c)apenas II e III.
d)apenas III e IV.
e)apenas II, III e IV.
Soluções para a tarefa
1) A alternativa correta é a letra A.
2) A alternativa correta é a letra B.
O sacerdote Walter J. Ong se dedicou aos estudos da literatura, filosofia e história, formulando postulados como "Oralidade e Cultura na Escrita", onde aborda a oralidade primária, ou seja, aquela comum as pessoas que não sabem ler nem escrever e que, por isso, aprendem ouvindo
3) A alternativa correta é a letra C.
O filme "Deu a Louca na Chapeuzinho'' reinventa o clássico conto da Chapeuzinho Vermelho. Nesta versão, os policiais do mundo fantasioso, que são animais, estão investigando o crime acontecido na casa da Vovó.
Em ''Encantada'' os personagens transitam entre o mundo real e o imaginário, configurando uma recriação dos contos de fadas.
Espero ter ajudado, bons estudos.
AV2 - Literatura InfantoJuvenil - 2019 - CORRIGIDA PELO AVA.
1) Leia o trecho a seguir, tirado da obra Menino de Engenho, sobre as narrativas da velha Totônia. As suas histórias para mim valiam tudo. Ela também sabia escolher o seu auditório. Não gostava de contar para o primo Silvino, porque ele se punha a tagarelar no meio das narrativas. Eu ficava calado, quieto....
O relato do menino mostra que ele apreciava as histórias contadas, porém, vemos que ele contraria um dos preceitos relativos ao contar histórias.
Assinale a alternativa que apresenta esse preceito:
D) Contar histórias pressupõe o envolvimento e a participação do ouvinte.
2) Leia estas asserções, trechos de Walter Ong na obra Oralidade e cultura escrita de 1988:
"O conhecimento exige um grande esforço e é valioso, e a sociedade tem em alta conta aqueles anciãos e anciãs sábios que se especializam em conservá-lo, que conhecem e podem contar as histórias dos tempos remotos.",
E,
"Pelo fato de armazenar o conhecimento fora da mente, a escrita e mais ainda a impressão tipográfica
deprecia as figuras do sábio ancião, repetidor do passado, em favor de descobridores mais jovens de algo novo."
A) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é um complemento da I.
3) Leia, analise e resolva:
Vimos que paródia, de acordo com Sant´Ana (1991), se dá nos produtos (filmes, livros, contos, poemas) que reescrevem outros textos, apresentando um desvio em relação ao modelo seguido, os quais podem propor um questionamento na forma da comicidade e/ou ironia.
Considere os filmes a seguir:
I) A Bela Adormecida.
II) Deu a louca na Chapeuzinho Vermelho.
III) Encantada.
IV) Cinderela.
De acordo com o texto, alguns dos filmes citados podem ser considerados paródias de contos de fadas.
É correto o que se afirma em:
C) apenas II e III.
4) Leia o poema a seguir, de Olavo Bilac: As formigas ....
e) A ideologia da classe dominante, da valorização do trabalho.
5 Leia e resolva:
A literatura infantojuvenil é uma modalidade literária cuja definição caracteriza-se pela própria indefinição. Abarcando diferentes gêneros e fazendo uso de diferentes códigos de linguagem, revela-se como uma produção híbrida, polissêmica, rica e potente.
(VIEIRA, Adriana Silene; FIUZA, Marina Miranda. Literatura infanto-juvenil. Londrina: Editora e
Distribuidora Educacional S.A., 2017, p. 180.)
Sobre os gêneros da literatura infantojuvenil, analise se as afirmativas são verdadeiras (V) ou falsas (F):
( )Os contos fantásticos e maravilhosos, os mitos e as lendas, entre outros, são alguns dos gêneros em que a literatura infantojuvenil se aventura.
( ) Mais que identificar os gêneros literários, é preciso entender como cada gênero nasce como resposta a um momento histórico e cultural.
( ) Se a escola tem a intenção real de formar leitores plurais, ela deve oferecer uma pluralidade de textos como diário, crônica, cordel, conto, etc.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta:
B) V – V – V