Av2 - Leitura de Textos Artístico- Literários
1)
A intertextualidade, acrescenta Corrales (2010, p. 8) foi bastante útil para diversos ramos do conhecimento.
A respeito das reflexões acerca da intertextualidade e sua influência nas diferentes áreas, avalie as afirmativas a seguir:
I. Para a crítica psicanalista, serve para se refletir sobre o ponto de vista do subtexto interno.
II. Para a análise estilística, direciona os sentidos no sentido do levantamento de ocorrências, elementos das obras;
III. Para a sócio-crítica, dá apoio ao estudo da origem dos enunciados.
IV. Na crítica genética, instigar o funcionamento dos empréstimos e da absorção progressiva dos materiais externos;
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
c)
As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I e III estão corretas.
e)
Apenas as afirmativas III e IV estão corretas.
2)
Com base nas discussões acerca do dialogismo e a intertextualidade, avalie as seguintes asserções e a relação proposta por elas.
I. Estudar o conceito de dialogismo, para Bakhtin (1997), ou seja, a presença de outros discursos, o diálogo entre os discursos, nos diferentes textos é fundamental para entendermos a noção de intertextualidade.
PORQUE
II. É o conceito de dialogismo que desencadeia em Kristeva, a filósofa e crítica literária, o desenvolvimento do conceito de intertextualidade; a relação entre os diferentes discurso, o dialogismo, desperta para se pensar na relação entre diferentes textos e presença de muitas vozes nos textos literários possibilitando leituras múltiplas.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
c)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é a uma proposição falsa.
d)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
e)
As asserções I e II são proposições falsas.
3)
Tomando como referência as reflexões acerca da adaptação proposto por Hutcheon, analise as afirmativas a seguir:
I. A adaptação é a regra e não a exceção.
II. A adaptação está em todas as ações que fazemos com os textos.
III. (Re)escrever, (re)criar e ler não são manifestações de adaptação.
IV. As culturas ágrafas não apresentam adaptações.
Considerando o contexto apresentado, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As afirmativas I e III estão corretas.
b)
Apenas as afirmativas I, II e III estão corretas.
c)
Apenas as afirmativas II, III e IV estão corretas.
d)
Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
e)
Apenas as afirmativas I, II e IV estão corretas.
4)
Hutcheon (2013) no diz que a adaptação é a regra e não a exceção e está em todas as ações que fazemos com os textos, como (re)escrever, (re)criar e até mesmo nos atos de leitura e complementa que as adaptações sempre estiveram presentes em todas as culturas.
Assinale a alternativa que apresenta corretamente a reflexão proposta pela autora acerca das adaptações contemporâneas:
Alternativas:
a)
Videogames, músicas, festas temáticas e até parques temáticos são considerados adaptações contemporâneas.
b)
Adaptações só podem ser realizadas a partir de obras clássicas.
c)
Os videogames são adaptações contemporâneas porque replicam obras literárias.
d)
Podcasts, tiktok, não podem ser considerados adaptações porque são gêneros orais.
e)
As adaptações contemporâneas contemplam mudanças midiáticas, mas não se gêneros.
5)
Com base nas discussões acerca da teoria da adaptação, avalie as seguintes asserções e a relação proposta por elas.
I. O educador precisa promover o acesso a artistas vivos, contemporâneos, brasileiros, não só pintores, como também escultores, gravadores, (...)
PORQUE
II.é um mediador entre a arte e o aprendiz, promovendo entre eles um encontro rico, instigante e sensível.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições falsas.
b)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
c)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
d)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é a uma proposição falsa.
e)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
Soluções para a tarefa
Resposta:
1. c) As afirmativas I, II, III e IV estão corretas.
2. a) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I
3. d) Apenas as afirmativas I e II estão corretas.
4. a) Videogames, músicas, festas temáticas e até parques temáticos são considerados adaptações contemporâneas.
5. b) As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Explicação:
Correção feito pelo AVA
Em relação à leitura dos textos artísticos e literários é possível destacar as seguintes respostas para as questões propostas:
1. Intertextualidade — Alternativa C
2. Dialogismo X Intertextualidade — Alternativa A
3. A Adaptação — Alternativa D
4. Adaptações contemporâneas — Alternativa A
5. Teoria da adaptação — Alternativa B
Características da intertextualidade
A intertextualidade visa a exploração de temas através do uso de diferentes textos. Ela pode ser:
- alusão;
- citação;
- epígrafe;
- paródia;
- paráfrase.
Para o criador da intertextualidade, Bakhtin, toda a teoria literária possui citações e referências de outros textos, transformando-os.
Desvendando o Dialogismo
Os textos que envolvem a intertextualidade devem dialogar entre si, ou seja, um texto deve complementar o outro dando sentido ao que está sendo escrito, além de tornar o texto coerente.
Esse diálogo ocorre até mesmo nas narrativas ficcionais, pois os personagens devem caracterizar suas origens e a educação que receberam, se expressando através de uma linguagem própria, mas que faça sentido para o interlocutor.
A teoria da adaptação
A teoria da adaptação está relacionada a como o texto irá se adaptar para variados públicos e como é possível tornar esse texto com sentido para esse grande público.
A teoria da adaptação possui duas vertentes, destacando-se o produto e o processo, sendo que a obra ao ser recriada passa por um processo que irá gerar um produto.
Saiba mais sobre a intertextualidade, o dialogismo e a adaptação em:
https://brainly.com.br/tarefa/48095652
https://brainly.com.br/tarefa/11513847
https://brainly.com.br/tarefa/41074105
#SPJ2