Pedagogia, perguntado por gessycavanderl, 10 meses atrás

AV2

4) Considere a seguinte situação:
Maria é professora de língua portuguesa de uma turma de oitavo ano e tem, dentre seus alunos, Paulo que possui deficiência intelectual e física. Paulo se comunica verbalmente, mas usa um computador para formar frases e até textos, uma vez que tem as mãos atrofiadas e não consegue escrever, mas consegue digitar com teclado adaptado.
A partir dessa situação, avalie as alternativas e escolha aquela em que Maria faz adaptação curricular, visando as necessidades do aluno e a perspectiva da inclusão.
Alternativas:
a) A professora evita pedir para a turma para produzir textos, uma vez que Paulo não consegue escrever.
b) A professora traz para a sala de aula diversos recursos visuais com a intenção de despertar o interesse de Paulo.
c) A professora não precisa fazer nenhuma adaptação para Paulo, pois com o computador ele pode fazer todas as atividades.
d) A professora pode discutir o tema da aula verbalmente com Paulo e pedir que ele produza o texto no computador.
e) A professora não deve se preocupar com adaptações curriculares, as quais são de responsabilidade do atendimento educacional especializado.


5) Lucas nasceu com deficiência física, tem membros inferiores atrofiados. Frequentou a escola regular e o atendimento educacional especializado durante toda sua escolarização. Ele concluirá o ensino médio profissionalizante nesse ano e já está à procura de seu primeiro emprego. Ao contar para seus amigos que irá participar de uma entrevista para trabalhar em uma empresa de telemarketing, seus amigos riram e disseram pra ele não criar expectativas, pois pessoas como ele não trabalham. No entanto, há a Lei 8.213 de 1991, conhecida como Lei de Cotas, que determina a porcentagem de vagas destinada aos profissionais com deficiência, para empresas com mais de 100 funcionários.
Com base nesse trecho, assinale a alternativa correta sobre a porcentagem de vagas para profissionais com deficiência nas empresas com mais de 100 funcionários.
Alternativas:
a) 50%.
b) De 20% a 30%.
c) De 10% a 20%.
d) De 5% a 10%.
e) De 2% a 5%.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
0

Olá!

Diante das necessidades especiais evidenciadas por Paulo, podemos afirmar que faz-se necessário que a professora discuta com o mesmo por meio de comunicação verbal o que for apresentado nos textos, para que sua imaginação e raciocínio sejam devidamente estimulados. Logo, letra d) A professora pode discutir o tema da aula verbalmente com Paulo e pedir que ele produza o texto no computador.

Acerca da quantidade obrigatória de profissionais em uma empresa ocupando as vagas de "deficiência", podemos afirmar que a porcentagem compreende a de e) De 2% a 5% sendo obrigação da empresa cumprir tal requisito.

Perguntas interessantes