Av1 - Sociologia Contemporânea
1) "O conceito de violência simbólica indica o caráter não explícito ou não evidente e sim sutil desta violência. Isto quer dizer que não se trata necessariamente de uma violência física. A violência simbólica é considerada legítima no interior de cada campo porque é vista pelos agentes como própria do sistema. Ou seja, a violência simbólica se reproduz a partir da conivência das suas vítimas".
Analise o texto e preencha corretamente as lacunas a seguir:
A a violência simbólica está presente na atitude do __________, no discurso do mestre e na autoridade do __________. A __________ que se reproduz a partir da violência simbólica resulta de um conjunto __________ de ações cujos agentes não estão conscientes.
Assinale a alternativa que preenche corretam,ente as lacunas:
Alternativas:
a)
intelectual; poder público; democratização; uniforme.
b)
indivíduo; governo; ideologia; articulado.
c)
sistema; burocrata; exaltação; complexo.
d)
indivíduo; governo; dominação; uniforme.
e)
intelectual; burocrata; dominação; complexo.
2)
Para Bourdieu, "o gosto cultural, são práticas culturais, condicionadas, em grande parte, pelas trajetórias socializadoras e educativas. É resultado de imbricadas relações de força, poderosamente alicerçadas nas estruturas institucionais da sociedade capitalista, qual, autor, argumenta que a família e a escola são instituições responsáveis pelas nossas competências culturais ou gostos culturais".
Sob a égide do "Gosto Cultural" explorado por Bourdieu, analise o texto e assinale a alternativa correta:
Alternativas:
a)
O gosto cultural de um indivíduo revela os processos econômicos na escola e na família aos quais foi submetido.
b)
O agente não escolhe determinadas práticas culturais a partir do que aprendeu em sua trajetória e do que lhe foi ideologicamente imposto e valorizado.
c)
O gosto cultural de cada agente revela o “capital econômico incorporado”.
d)
O gosto cultural está relacionado às características inatas e individuais.
e)
Para Bourdieu o gosto é o resultado das relações de força fundadas nas instituições transmissoras da cultura na sociedade capitalista.
3)
[...] um sistema de disposições duráveis e transponíveisque, integrando todas as experiências passadas, funciona a cada momento como uma matriz de percepções, de apreciações e de ações – e torna possível a realização de tarefas infinitamente diferenciadas, graças às transferências analógicas de esquemas [...] (Bourdieu, 1983b, p. 65,).
O excerto traz o conceito de habitus de Pierre Bourdieu. A respeito de habitus analise as asserções e a relação proposta entre elas:
I. O habitus advém da necessidade de apreender as relações de afinidade entre o comportamento e estruturas sociais.
PORQUE
II. Por meio do habitus, somos capazes de compreender o processo de constituição das identidades sociais.
A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta.
Alternativas:
a)
As asserções I e II são proposições falsas.
b)
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
c)
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
d)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
e)
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
4)
“[...] os indivíduos normalmente não perceberiam que os bens culturais tidos como superiores ou legítimos ocupam essa posição apenas por terem sido impostos historicamente pelos grupos dominantes” (NOGUEIRA, M.A.; NOGUEIRA, C., 2002, p. 39).
Ao desenvolver seus estudos sobre a sociedade e seus comportamentos identifica que diversas formas de coerção por meio das quais os homens se colocam em condições desiguais.
Assinale a alternativa que apresenta esse conceito desenvolvido por Bourdieu.
Alternativas:
a)
Violência simbólica.
b)
Sociointeracionismo.
c)
Coerção simbólica.
d)
Ideologia.
e)
Violência urbana.
Soluções para a tarefa
Respondido por
2
Resposta:
1 - E
2 - E
3 - D
4 - A
Explicação:
Estou em dúvida na questão 3. Mas as demais tenho certeza.
jw24:
Tem a AV2?
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